Mais um passo importante foi dado na tarde desta segunda-feira (19) para a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Rondônia (Unir): a estrutura física do Hospital do Câncer, obra que começou a ser construída, mas não foi concluída, foi cedida oficialmente à instituição pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), durante solenidade de assinatura do contrato de transferência de uso gratuito do imóvel para a instalação do HU da Unir, que ocorreu no Auditório da Unir-Centro.
O reitor da Unir, professor Januário Amaral, destacou que a construção do HU é a realização de um sonho para a universidade, que começou com a implantação do curso de medicina, em 2003. “O HU será uma unidade universitária que atuará nas frentes de ensino, pesquisa e assistência à comunidade rondoniense, oferecendo atendimento gratuito”, enfatizou o reitor. “O HU será um espaço para os alunos do curso de medicina fazerem os estágios e demais atividades práticas do curso”, afirmou Januário.
Segundo o presidente da comissão de elaboração do projeto do HU, professor José Carlos Coutinho, o hospital contará inicialmente com 60 leitos e realizará consultas nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e pediatria. O HU também realizará exames laboratoriais básicos e contará com equipamentos para realização de raios X, mamografia, ultrassonografia etc. A previsão é de que o HU inicie suas atividades já em 2009. A partir daí, explica o professor Coutinho, a meta é consolidar o hospital para a realização de cirurgias e internações.
Para a realização das obras do HU já estão disponíveis R$ 5 milhões, recurso proveniente do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que será destinado para conclusão das obras do hospital. O reitor da Unir adiantou que paralelamente à construção do hospital já está buscando recursos da ordem de R$ 8 milhões junto ao Ministério da Saúde para aquisição dos equipamentos do HU.
Participaram da solenidade o reitor da Unir, professor Januário Amaral; o gerente regional do MPOG em Rondônia, engenheiro Antônio Roberto Ferreira; o diretor de Hospitais Universitários e Residências de Saúde do Ministério da Educação, médico José Wellington Alves dos Santos; a diretora do Núcleo de Saúde (Nusau) da Unir, professora Ana Escobar; o presidente da comissão de elaboração do projeto do HU, professor José Carlos Coutinho; o diretor tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico José Hiran Gallo; a deputada federal Marinha Raupp; o deputado federal Anselmo de Jesus; e o senador Valdir Raupp, além de professores, técnicos-administrativos e alunos da universidade.