**
Veja mais fotos ao final da matéria***Em contradição às especulações, tanto de alguns veículos de comunicação como de alguns vereadores da Câmara de Porto Velho, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através do secretário municipal, Avenilson Trindade, e sua equipe técnica afirmou ao
rondoniaovivo.com que o local onde será construído o Porto Velho Shopping – na avenida Rio Madeira com a avenida Calama - não há nascentes de igarapés. No local passam braços de igarapés localizadas próximas à área do shopping e esses braços estão com níveis altos de contaminação por coliformes fecais e outros resíduos domésticos.
*No início do mês de março, a equipe de reportagem do rondoniaovivo.com saiu em busca das tais nascentes. A matéria divulgada, inclusive com vídeo
(confira clicando AQUI), informou que as nascentes estavam em áreas próximas ao terreno do Shopping. (
Ver foto 2: parte com borda laranja é a área do shopping, caneta aponta para nascente na área conhecida como Botinha; foto3: parte com borda laranja é área do shopping, caneta aponta para a outra nascente que fica na frente do shopping, ao lado do condomínio).
*A batimetria (
medidas de profundidades fluviais) realizada na área do shopping por corpo técnico da empresa Ancar desmistificou outra situação: não há riscos de alagação no futuro em época de chuvas, prejudicando os moradores do bairro.
*“Na verdade o empreendimento vai trazer um grande benefício para a sociedade e o meio ambiente de Porto Velho, pois irá por fim aquele esgoto à céu aberto em que foi transformado o local”, garantiu o secretário.
*
LICENÇA PRÉVIA
*Outro fator especulado recentemente pela imprensa local é que o grupo Ancar, empresa que irá construir o Porto Velho Shopping, não teria a Licença Prévia exigida no Código de Meio Ambiente do Município de Porto Velho, documento este que permitiria início dos estudos do Relatório de Impacto de Vizinhança (REIVI), os projetos ambientais, projetos de construção, dentre outros procedimentos normais em uma obra de grande dimensão. A Licença Prévia foi emitida pela Sema no dia 16 de abril deste ano, data anterior a publicação da matéria jornalística (
divulgada no início de maio) de que o grupo não teria o documento.
*“É importante ressaltar que antes de chegar na Sema o empreendedor deve passar por outras secretarias, sendo elas a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur), Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran)”, explicou Avenilson Andrade.
*Segundo o secretário, quando a Associação Cidade Verde (AVC) encaminhou ofício à Sema, ainda no início do mês de março, realmente a documentação da Ancar não estava na Sema, mas o grupo já tinha dado entrada na documentação junto a Semur e Semtran. “Dois dias depois da consulta a documentação da Ancar chegou à Sema”, afirmou Trindade.
*
LICENÇA DE INSTALAÇÃO
*O secretário Avenilson Trindade garantiu que tanto o Porto Velho Shopping como o Porto Madeira Shopping (
localizado na Br 364), estão seguindo criteriosamente todas as exigências previstas para a realização de grandes empreendimentos na Capital. O Porto Madeira já possui sua Licença de Instalação, documento que permite que as obras sejam iniciadas.
*O Porto Velho Shopping entregou nesta quarta-feira (16), para a Comissão de Análise de Projetos o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIVI) e o Relatório de Impacto de Tráfego na Semtran. “De nossa parte, já iniciamos o estudo dos documentos apresentados pela Ancar e acreditamos que até o final da próxima semana, tenhamos o parecer técnico, caso não haja nenhuma correção a ser feita”, afirmou Trindade.
*Com os estudos aprovados, o Porto Velho Shopping terá expedida sua Licença de Instalação, para então começar as obras na Rio Madeira com a Calama.
*
COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
O projeto de construção do Porto Velho Shopping, prevê uma compensação ambiental de 0,5% do valor total estimado da obra para repasse à Prefeitura para que esse valor seja investido em âmbitos distintos para o bem estar da comunidade, como o trânsito, o social e o meio ambiente da região, afirmou o secretário da Sema. A distribuição deste valor será definida no futuro entre as secretarias envolvidas, que em comum acordo definirão quanto será investido em cada setor.
*“O nível dos técnicos do grupo Ancar é altíssimo. Os engenheiros já apresentaram soluções para os problemas de tráfegos na região do Porto Velho Shopping e incluíram no projeto de canalização do braço dos igarapés com arborização nativa”. O secretário ressalta ainda que atualmente o que há no local são árvores consumidas pelo cupim e gramíneas que chegam aproximadamente a três metros de altura.
*“Porto Velho já merecia há tempos grupos empresariais com esse
“know-how” em grandes empreendimentos e técnicos com experiência internacional”, afirmou Avenilson Trindade. O secretário faz questão de salientar que os técnicos do Porto Madeira Shopping também têm “níveis altos e que também apresentaram projetos de dar inveja a muitos profissionais da região”.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Engenheiro afirma que não existem nascentes de água na área do Shopping Porto Velho
*
Nascentes de água em área de construção do “Porto Velho Shopping” são esgotos que atendem bairros próximos - Confira o vídeo