Expansão de filiais e abertura para novos segmentos marca crescimento de Cooperativa de Crédito
A Cooperativa de Crédito Rural de Porto Velho – Portocredi está com novos projetos para incrementar e aumentar seu número de cooperados a partir deste ano de 2008. A principal novidade é a adesão ao projeto de "Livre Admissão” que irá permitir que qualquer pessoa (física ou jurídica), que atue em qualquer segmento do mercado possa se associar a Cooperativa.
O motivo da expansão da carteira é que atualmente apenas podem se associar a Portocredi pessoas físicas ligadas a área rural, e estas mesmas pessoas podem abrir novas contas para suas empresas ou familiares.
Outra novidade é a instalação de três novas unidades da Portocredi, em Jacy-Paraná, Candeias do Jamary e outra na capital, provavelmente na zona Sul ou Leste.
Atuando no mercado de crédito desde 21/09/01, a Portocredi que começou com 100 cooperados, conta atualmente com 425. O número de participantes é justificado pela limitação de atuação em apenas um segmento ( rural), “daí a necessidade de expandir, pois o segmento é bastante limitado e não surgem novos pecuaristas a cada dia na capital”, explicou Paulo Ivan Guaitolini Filho, gerente da cooperativa.
VANTAGENS DA COOPERATIVA
De acordo com Paulo Guaitolini, um cooperado/cliente da Portocredi só tem vantagens, a começar pelo atendimento personalizado e os convênios para pagamentos de qualquer tipo de conta. “Aqui não existe aquela situação tão conhecida de agência lotada, caixas com filas grandes ou gerentes que não dão a devida atenção ao cliente”, ressalta o administrador da Porto Credi.
Porém o mais importante ao cooperado é que o banco não cobra qualquer tarifa de manutenção de conta, emissão de extratos ou talão de cheques e no encerramento do exercício, se a Cooperativa tiver resultados positivos na cobrança de juros em qualquer tipo de operação, o valor é distribuído em parte para todos os cooperados. “Esse valor é um lucro líquido e o cooperado não tem que pagar qualquer imposto sobre esse dividendo”, explica Guaitolini.
TAXA DE JUROS ATRATIVA
Outra grande vantagem ao cooperado são as facilidades de acesso a créditos rápidos, pois a análise de documentação e aprovação das operações é feita em Porto Velho.
As taxas também chamam bastante a atenção. De acordo com as garantias e documentação do cooperado, é possível conseguir crédito para Capital de Giro, com juros de até 2%. “Essa certamente é a menor taxa do mercado para esse tipo de operação”, garante Guaitolini.
A cooperativa também dispõe de desconto de cheques, financiamento de bens móveis, cheque especial com taxas de 6,5% e três bandeiras de cartão de crédito (Visa, Cabal e Master).
Já os pecuaristas que desejam realizar financiamentos com recursos federais, a Portocredi podem utilizar às linhas de crédito do BNDS: Funcafé, BNDS automático, Finame e Crédio Rural, que são os mais procurados.
ACESSO EM QUALQUER LUGAR DO BRASIL
Em razão da Portocredi estar filiada ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), os cooperados podem ter acesso aos produtos e serviços da Cooperativa, como cartões de débito e crédito, poupança, crédito consignado, fazer depósito ou saques em mais de 1.600 pontos de atendimento totalmente integrados, que estão espalhados por 21 unidades da Federação.
“Para se ter uma idéia da interligação desse sistema, há lugares no interior de Rondônia que não existem agências bancárias, mas lá existe um ponto de atendimento que oferece todas as vantagens ao cooperado”, ressalta o gerente.