Começam em todos os municípios de Rondônia até o fim desta semana os trabalhos de campo da segunda fase do programa de eletrificação rural Luz para Todos, que busca beneficiar até dezembro de 2007 cerca de 14.000 famílias nos 52 municípios. O programa prevê a instalação, a custo zero para as propriedades e comunidades, de redes de distribuição de energia com transformadores nas linhas e estradas vicinais; nas residências, serão instalados três pontos de luz e duas tomadas para acionar máquinas e implementos.
O programa é financiado com recursos do orçamento do Ministério das Minas e Energia (MME), do faturamento da Ceron (25%) e do caixa do Governo do Estado, que participa com uma contrapartida de 10% do investimento total, estimado em R$ 70 milhões até a conclusão dos trabalhos. Na primeira fase, realizada entre 2005 e 2006, cerca de 11.000 pequenas propriedades rurais foram beneficiadas em 46 municípios.
Foi priorizada pelo Comitê Gestor a instalação de aproximadamente 3.400 subestações rebaixadoras (transformadores) para que os trabalhos sejam iniciados imediatamente em todos os municípios. O programa tem como meta para 2007 atender a 14.076 novos consumidores rurais, que vão pagar uma tarifa subsidiada. Até o próximo dia 30 de maio, serão concluídos os trabalhos de levantamento de campo por parte da Ceron, que vão mapear a real dimensão da demanda remanescente de consumidores do programa.
Essas decisões foram tomadas em consenso pelos membros do conselho, que tem representantes do Ministério das Minas e Energia (Nailor Guimarães), Governo do Estado (Marco Antonio Petisco, secretário de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social, e Alceu Ferreira Dias, secretário de Obras e Serviços Públicos), Associação dos Prefeitos (Carlos de Souza Lima), Centrais Elétricas de Rondônia (Marcelo Tavares), Incra (Darlindo de Almeida), Emater (Sorrival de Lima), Sebrae (Pedro Teixeira Chaves) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Lázaro Dobbri).
O lançamento oficial do “Luz para Todos 2007” aconteceu no último sábado, dia 12/05, em Machadinho do Oeste, coincidindo com o 19º aniversário da cidade, que foi beneficiada no ano passado com a construção de 22,6 quilômetros de redes monofásica e trifásica na zona rural, com execução direta pelo Governo do Estado, além das ações efetivadas a cargo do programa. Em anexo, o quadro com todos os locais onde o Luz para Todos começa a trabalhar a partir desta semana.