Alinhar as prioridades estratégicas do Sebrae com as estratégias dos governos municipais e estadual tendo como foco as micro e pequenas empresas de Rondônia. Esse é o objetivo de uma série de seminários que a entidade de fomento às MPE realizará em alguns municípios com vistas à elaboração do plano plurianual 2008-2010 em sintonia com o setor público.
O trabalho deverá ser feito a partir da promoção do desenvolvimento estratégico do Estado para, a partir de suas potencialidades, gerar benefícios para a sociedade, como a geração de emprego e renda e oportunidades de negócios face aos projetos traçados tanto pela União como pelos governos estadual e municipais.
Com base nesse prisma, a diretoria-executiva e técnicos do Sebrae em Rondônia participaram, na manhã desta quarta-feira (9), em Porto Velho, de debate técnico com o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Valdivino Crispim de Souza, visando assimilar conhecimentos da instituição sobre a realidade de Rondônia, aproveitando o cenário de oportunidades disponíveis.
De acordo com o gerente da Unidade de Estratégias e Diretrizes (UED) do Sebrae, Samuel Silva de Almeida, “depois do debate desta manhã, os seminários acontecerão no próximo dia 15 de maio em Ariquemes, e dia 24 em Ji-Paraná e Cacoal”.
No dia 29 de maio, o Sebrae realizará no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), em Porto Velho, a partir das 8h30min, com representantes do governo para falar sobre as potencialidades de desenvolvimento sustentado. No mesmo dia, o trabalho será desenvolvido em Pimenta Bueno e Vilhena.
“Acho extremamente relevante a iniciativa do Sebrae por tratar-se de uma soma de esforços comuns às políticas de governo como gestor e aplicador do dinheiro público”, disse Crispim de Souza. Ele entende que a medida busca estimular a agregação do Estado, “que tem poder de decisão na discussão de políticas de crescimento a médio e longo prazo”.
Para o representante do TCR, que tem a responsabilidade de fiscalizar e julgar os recursos públicos, “o governo dispõe de capital para planejamento e execução de projetos de integração, o que será factível mediante ao que propõe o Sebrae ao realizar os seminários. Aliás, tal medida já deveria estar sendo posta em prática”.
Depois de encerrada reunião, o conselheiro Crispim de Souza falou da importância de só se aplicarem bem os recursos quando se traçam políticas direcionadas para onde devem, ou seja, a sociedade. “Ao realizar os seminários, o Sebrae dá uma importante contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade”.