O governo do Estado realiza de 10 a 11 de maio, o seminário de treinamento para investigação e estudo da mortalidade materna e neonatal. O objetivo é mapear a situação do problema detalhadamente. A capacitação, que acontece no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, vai envolver técnicos e secretários de saúde municipais, representantes das delegacias regionais e funcionários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
“A administração Ivo Cassol está buscando cada vez mais ampliar e qualificar o atendimento a população. O seminário vem ao encontro desse objetivo, que é levar, de forma descentralizada, o conhecimento teórico e pratico para os municípios. Esse trabalho beneficia diretamente a população”, disse Milton Moreira, secretário da Sesau.
O objetivo do evento é reduzir o óbito materno e neonatal através de instrumentos de cooperação mútua, que propiciem a melhoria da atenção obstétrica e neonatal em Rondônia. O seminário também discutirá o estabelecimento de políticas de saúde. que apresente modelos eficazes de assistência à mulher e a criança.
Informações sobre as ocorrências - Outro ponto que será explanado durante o encontro é a melhoria do sistema de registros de óbitos. “O avanço no setor contribui para qualidade do sistema de registro de mortalidade maternal e neonatal, possibilitando de forma concreta o acompanhamento das informações sobre as ocorrências” explicou Milton Moreira.
A programação do seminário contará com apresentações do pacto pela redução da mortalidade materna e neonatal, grupos de trabalho com vertente metodológica, debates, oficinas e palestras.