Mais de 5mil toneladas de calcário estão disponíveis para pequenos produtores do Estado

Mais de 5mil toneladas de calcário estão disponíveis para pequenos produtores do Estado

Mais de 5mil toneladas de calcário estão disponíveis  para pequenos produtores do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pelo menos 5.300 das 15.000 toneladas de calcário dolomítico adquiridas em 2006 pelo Governo do Estado com recursos exclusivos do Orçamento estadual ainda não foram retiradas por muitas prefeituras e associações de produtores rurais. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), o calcário está à disposição das entidades, sem nenhum custo além do transporte do material desde a jazida, em Espigão do Oeste, até os locais de distribuição. “Fazemos um chamado aos responsáveis pelas solicitações recebidas nos escritórios da Emater para que se organizem junto às prefeituras e associações de forma que o calcário seja efetivamente utilizado pelos lavradores”, afirma o secretário Marco Antonio Petisco. Até 2005, das 15 000 toneladas adquiridas, 14 000 foram distribuídas para 1.750 famílias de pequenos produtores rurais, com uma média de oito toneladas para cada um. Como boa parte dos solos em Rondônia tem alta acidez, toxidez de alumínio e de manganês, além de baixos níveis de cálcio e magnésio, a aplicação do calcário contribuiu decisivamente para a melhoria nos níveis de absorção de nutrientes e adubos. Entre 2003 e 2006, por exemplo, a produção de arroz passou de 31,1 para 35,2 sacas de 60 kg por hectare, a de milho subiu de 30,8 para 33,2 sacas e a de mandioca pulou de 16,3 para 17,7 toneladas por hectare. “Queremos que o aumento da produtividade registrado nessas culturas seja estendido para todas as grandes lavouras de Rondônia”, afirmou o Chefe do Executivo estadual, Ivo Cassol, ao afirmar que o Programa Solo Fértil, administrado pela Seapes, já tem outras 20 000 toneladas de calcário dolomítico incluídas na programação do Plano Plurianual de Investimentos (PPA) para 2007.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS