Moradores pagam IPTU em beco da capital e reclamam por melhorias da prefeitura que nunca ocorreram

Moradores pagam IPTU em beco da capital e reclamam por melhorias da prefeitura que nunca ocorreram

Moradores pagam IPTU em beco da capital e reclamam por melhorias da prefeitura que nunca ocorreram

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Moradores do Beco da Joaquim Nabuco, bairro Tucumanzal, em Porto Velho, estão revoltados com o descaso do poder público municipal. Falta asfalto, saneamento básico, iluminação pública e coleta de lixo. A população que reside no local reivindica melhorias para o Beco, pois até o trecho da entrada se encontra obstruída e intransitável, o que causa uma série de transtornos para a os moradores daquela área. Outro problema grave é o matagal que aliado a falta de iluminação pública favorece o crescimento da criminalidade, além de contribuir para a proliferação de ratos, insetos e a disseminação de doenças. Em contato com reportagem do Rondoniaovivo.com a moradora Raimunda Ferreira disse que mora no local há nove anos e nunca foi feito uma obra por parte da administração pública, um tanto que seja para melhorar as condições de vida da comunidade. “Durante muitos anos eu pago o IPTU, apenas quero que a prefeitura faça sua obrigação. Pago meus impostos e quero ser beneficiada por isso. A situação do Beco é precária e nós estamos completamente esquecidos”, disse dona Raimunda. No período de chuva os moradores têm outro problema grave, a área onde moram fica completamente alagada. As casas que ficam em local mais baixo têm palafitas. O acúmulo da água contribui para a proliferação de doenças como a dengue, pois a área se torna um criadouro de mosquitos. Alguns moradores abordados pela reportagem fizeram questão de mostrar o carnê do IPTU que é enviado religiosamente às suas residências há anos, como se alguma melhoria ou benefício tivesse sido feito no Beco pela prefeitura.
OFÍCIOS
Membros da comunidade do Beco enviaram um ofício em 17 de fevereiro de 2005 para o prefeito Roberto Sobrinho onde constam suas reivindicações, em anexo um abaixo assinado com 48 assinaturas de moradores. No documento os moradores solicitam condições básicas de infra-estrutura e saneamento, ainda questionam se a prefeitura tem algum projeto de urbanização do local. A Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) também recebeu um ofício contendo as mesmas solicitações dos moradores em 23 de março de 2005, na ocasião o secretário titular da pasta era Ubiratan Francisco P. da Silva, e a população também não obteve êxito. Após mais de três anos desde a data do primeiro oficio enviado ao prefeito e a SEMOB, nada foi feito pela comunidade que mora no Beco da Joaquim Nabuco, ou mesmo uma providência tomada a respeito.
SEMOB
A reportagem do Rondoniaovivo.com tentou inúmeras vezes entrar em contato com o atual secretário da SEMOB, Sebastião Valadares (9983-1348), ou mesmo o adjunto, Euclides Brasileiro (9983-1345), para obter informações a respeito daquela área, se existe algum projeto de melhorias, infelizmente como ocorre já há algumas semanas, todos se encontravam em reunião e não quiseram se pronunciar a respeito.
OFICIAL
Em contato com a assessoria de comunicação no gabinete da prefeitura a reportagem foi informada que a recuperação da rua Joaquim Nabuco, em sua extensão posterior à rua Princesa Isabel (onde não há asfalto), está no cronograma do programa de recuperação de ruas iniciado pela prefeitura no mês de abril, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), e o serviço será realizado até o final deste verão amazônico. Quanto à iluminação pública, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) orientou que os moradores entregue a solicitação por escrito, no escritório da empresa, na avenida Amazonas, bairro Nossa Senhora das Graças, que tão logo eles tenham o pedido em mãos, o serviço será providenciado. Já em relação ao saneamento básico, essa atribuição é da Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd).
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS