O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), inicia nesta quarta-feira (07) uma programação especial para os alunos da Escola Estadual Ênio dos Santos Pinheiro, localizada no Complexo Penitenciário da Capital. Trata-se da Semana da Cidadania e Ética com um amplo programa de atividades culturais que irá proporcionar aos reeducandos o exercício da cidadania com ações que envolvem temas como saúde preventiva, esclarecimento jurídico, psicológico e relacionamento familiar.
Com a realização de palestras que visam o bem estar físico e mental dos apenados e apenadas que estudam na Escola, serão discutidos assuntos relacionados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) com a distribuição de um manual de bolso sobre o tema, interação entre a família e o reeducando, resolução de conflitos no meio familiar, dinâmicas de relacionamento, penas alternativas, direitos e deveres, direito do apenado na condicional, entre outros.
“O Estado acredita que esse tipo de atividade social proporciona ao detento e detenta desenvolver seu senso de auto-valorização e melhora da sua auto-estima”, afirmou o secretário Gilvan Ferro.
As atividades acontecem pela parte da manhã durante toda a semana nas Penitenciárias de Porto Velho, sob a coordenação do Setor de Treinamento e Ensino ao Apenado da Sejus e da Direção da Escola.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Inscrições para Olimpíada de Matemática encerram dia 16 de maio
*
Shopping Móvel realiza “Operação Documentos” no Cone Sul