São Lucas é destaque em Congresso Brasileiro de Medicina Tropical

São Lucas é destaque em Congresso Brasileiro de Medicina Tropical

São Lucas é destaque em Congresso Brasileiro de Medicina Tropical

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, presidiu mesas redondas no 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, realizado em março na cidade de Campos do Jordão (SP). Luís Marcelo Aranha Camargo coordenou debates sobre os temas “Resistência do Parasita da Malária às Drogas Convencionais”, apresentado pelo Doutor Roberto Montoya, membro da Organização Pan-Americana de Saúde, e “Controle da Malária”, ministrado pela Professora Rita Barradas, da Secretaria Municipal de São Paulo. O Congresso reuniu os maiores especialistas em Medicina Tropical do Brasil e de outros países sul-americanos. Além do Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, que presidiu as mesas redondas sobre “Malária”, um grupo de 6 alunos dos cursos de Enfermagem e de Biomedicina da Faculdade São Lucas também participou do Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Os acadêmicos apresentaram trabalhos científicos realizados através de cooperação entre a Faculdade São Lucas, a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fomentados pelo Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Foram apresentados, através de posters, os trabalhos “Cromoblastomicose”, de autoria do acadêmico Ronaldo Vital de Meneses (7º Período de Enfermagem); “Candidíase Vulvo Vaginal”, produzido pelas alunas Luana Janaína Vera (7º Período de Biomedicina), Jamille Chaves (8º Período de Enfermagem) e Juliana Camargo (1º Período de Biomedicina), as duas primeiras bolsistas do CNPq; “Capilaria Hepática na População Ribeirinha do Rio Preto”, realizado por Cledson Mercês (recém formado em Biomedicina pela São Lucas); “Candidiáse Oral – Abordagens na Comunidade Ribeirinha”, da aluna Diana Carla Cunha (7º Período de Odontologia); “Detecção da Presença de Micoses Pulmonares (P. brasilensis) na População Ribeirinha do Rio Machado”, de autoria de Rodrigo Arçari (recém formado em Biomedicina pela São Lucas); e “Estudo Preliminar Sobre Transmissão da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), realizado pelo aluno Neudo Chaves (3º Período de Enfermagem), também bolsista do CNPq. Segundo o Professor Doutor Luís Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Curso de Medicina da Faculdade São Lucas, os trabalhos científicos apresentados no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical foram realizados enfatizando doenças que ocorrem com freqüência na região, visando atender a realidade regional, principalmente às comunidades ribeirinhas no interior de Rondônia. Ele destacou o apoio da Faculdade São Lucas à equipe que participou do importante evento científico. Os trabalhos apresentados no Congresso estão em exposição no Campus da Faculdade (hall de entrada da Biblioteca).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS