A indicação mais plausível dos modelos de previsão numérica se volta para a chegada de uma frente-fria ao Brasil no domingo à noite e logo em seguida, o ingresso de uma massa de ar frio de origem continental. Resta agora saber se as últimas rodadas dos modelos vão chegar a um consenso confiável na previsão para a semana que vem. Semana das mães e da visita do Papa ao Brasil.
Desde que notamos a formação da primeira onda polar de 2007, através da comparação de dados de anos anteriores com as amostragens de vários modelos numéricos (vide link), uma nova visão de possibilidades, também já noticiada na imprensa rondoniense dias atrás, de que uma nova e desta vez mais potente onda polar pudesse adentrar ao Pais nas próximas semanas, agora chega ao comentário dos institutos de meteorologia de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
O que os mais diversos modelos deixam claro é a chegada de uma frente-fria ao Sul do País já no domingo à noite, frente esta que antecederá uma grande e talvez, a mais importante onda polar continental já registrada durante os meses de maio no Brasil e em Rondônia. O mais conceituado centro de pesquisas em ciências atmosféricas do Rio Grande do Sul, ainda que privado, a empresa MetSul Meteorologia Lta., divulgou uma nota na tarde de ontem informando sobre a baixa confiabilidade dos modelos numéricos para com a previsão da próxima semana.
Em Rondônia, mesmo que os modelos continuem divergindo bastante agora nas últimas rodadas, o indicativo de todos eles é realmente da penetração de uma intensa onda polar continental, o que se daria mais precisamente a partir da terça-feira, 08, no Cone Sul e toda a faixa oeste, divisa com a Bolívia, região de Guajará-Mirim.
Segue abaixo, alguns gráficos e mapas dos modelos mais confiáveis em seus prognósticos para prever o tempo em curto prazo.
Maiores informações no link abaixo:
wwwdeolhonotempo.blogspot.com