Amazonas - Militar afirma que fronteira do Norte é vulnerável ao tráfico

Amazonas - Militar afirma que fronteira do Norte é vulnerável ao tráfico

Amazonas - Militar afirma que fronteira do Norte é vulnerável ao tráfico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

"A fronteira do Norte do Brasil é vulnerável ao tráfico de drogas". A afirmação é do assessor militar do Departamento de Política e Estratégia do Ministério da Defesa, coronel Gustavo de Souza Abreu, que reconheceu nesta terça-feira (29), o fato, na audiência da Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados, sobre os problemas de vigilância e defesa da região. Ele explicou que as Forças Armadas atuam em cooperação com outros órgãos para combater esses crimes, pois a atividade policial não é atribuição do Exército, da Marinha nem da Aeronáutica. O assessor militar reconheceu que o contigente militar que atua na Amazônia não é suficiente para proteger a região, mas se disse otimista com o aumento no número de militares nos últimos anos. Há cerca de 20 anos, o contigente era de menos de 5 mil homens. Hoje, estamos com cerca de 25 mil. É possível haver um aumento nos próximos anos com a implantação de um plano nacional de defesa (previsto para setembro), disse. Pouca presença Abreu deu as informações em resposta ao deputado Francisco Praciano (PT/AM), que lamentou a pouca presença do Estado na Região Amazônica. O militar lembrou, no entanto, que as Forças Armadas não desenvolvem atividades policiais e que os pelotões de fronteira têm a função de alertar para perigos. “Os pelotões de fronteira são como uma campainha. Sua função não é deter, é vigiar”, disse. Guerrilha Gustavo Abreu reconheceu também a possibilidade de transbordamento da narcoguerrilha colombiana para o Brasil. Mesmo assim, segundo ele, as Forças Armadas estão tranqüilas, pois o Brasil leva vantagem nas operações militares. Podemos não ter fuzis modernos, mas nosso homem é extremamente bem preparado, afirmou. Ele descartou a existência de inimigos externos que representem ameaça para o Brasil. A hipótese, para ele, é pouco provável, em razão das boas relações do País com as nações vizinhas. Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista por 30 dias grátis
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS