A Secretaria de Assistência Social do Estado (Seas) está mobilizando instituições governamentais e não – governamentais para a realização da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada de 13 a 15 de maio de 2009. Os preparativos tiveram início com antecedência pelo fato de 2008 ser um ano eleitoral, podendo haver mudanças de gestores públicos. Como o evento está previsto para maio também fica inviável sua preparação nos meses de janeiro e fevereiro, tendo em vista que muitos setores começam o seu ano letivo em março. O prazo para preparação de uma conferência estadual é de no mínimo de três meses.
Segundo a secretária de Assistência Social do Estado, Irany Freire Bento estão sendo realizadas na Seas reuniões entre representantes de instituições que desenvolvem ações sobre essa temática. No último encontro, a representante da Secretaria de Justiça do Estado, Itaci Lammel, apresentou o perfil da população carcerária do Estado de Rondônia, com ênfase na questão racial.
Na oportunidade, ela apresentou alguns dados como, por exemplo: quantidade da população, grau de instrução, sexo, raça, tipologia do crime e o custo mensal por apenado. “A maioria dos detentos são pardos e negros com idade de dezoito a 34 anos”, informou Itaci.
Na próxima quarta – feira serão apresentadas as ações do Incra. O antropólogo Samuel Viera Cruz, que atua no órgão, vai discorrer sobre os quilombolas de Rondônia. Os trabalhos contam com a participação de instituições como Seduc, Secel, Sedam, Sesdec, Seplan, Ceron, Funai, Emater, OAB, Funasa, Sipam, Economia Solidária e o Conselho de Comunidade na Execução Penal.