A Receita Federal recebeu, até as 14h de sexta-feira (25), um total de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Isso significa que pelo menos 9,5 milhões de pessoas ainda devem enviar o documento até a próxima quarta-feira (30), quando termina o prazo de entrega.
Desde as 9h de ontem, quando havia sido divulgada a última parcial, foram recebidas 1,2 milhão de declarações. A tendência é que o ritmo de entrega se acentue a partir de agora.
A expectativa é que cerca de 24,5 milhões contribuintes entreguem a declaração este ano. A Receita alerta os contribuintes para que não deixem para fazer a declaração na última hora.
Apesar de o sistema ter a capacidade de receber 3 milhões de documentos por dia, o contribuinte pode encontrar dificuldades devido à quantidade de pessoas tentando enviar a declaração nesses últimos dias. É importante lembrar que o site da Receita não recebe declarações entre 1h e 5h.
Além da internet, a declaração pode ser entregue em disquete, nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica, ou em formulário, nos Correios.
Quem não declarar até o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.