Indígenas das 11 aldeias localizadas na região do Pacaas Novos, em Guajará-Mirim, estão recebendo reforço de imunização contra várias doenças.
A ação faz do 'Mês de Vacinação dos Povos Indígenas' (MVPI), promovido pela Funasa em parceria com o Ministério da Saúde.
Ao percorrerem estas aldeias, os profissionais de saúde da Coordenação Regional da Funasa em Rondônia (Core-RO) concluirão a primeira etapa da ação, que consiste em abranger as aldeias onde o acesso se da apenas por meio de transporte fluvial. A previsão é que todas sejam visitadas até a primeira semana do próximo mês.
Em regiões onde é possível o acesso via terrestre à intensificação de vacinação esta programada para iniciar na segunda semana do mês de maio.
As aldeias localizadas no município de Guajará-Mirim foram escolhidas para participar do MVPI por possuir a maior população indígena atendida pela
(Core-RO).
Entre outras ações, o MVPI visa fortalecer a vigilância epidemiológica das doenças imunopreveníveis nas aldeias de difícil acesso; aumentar a cobertura e acesso a vacinação, reduzindo iniqüidades na população indígena; melhorar a qualidade e fortalecer o sistema de informação de imunizações e vigilância epidemiológica nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).
A ação conta também com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde de Guajará-Mirim.