Venho através desta ressaltar que, a informação postada na data de hoje, 24 de abril, no site Rondonoticias.com.br, com o titulo “Friagem: A primeira do ano pode acontecer na sexta-feira”, seguindo o link ”http://www.rondonoticias.com.br/showNew.jsp?CdMateria=61627&CdTpMateria=7”, em nada tem haver com dados adquiridos na instituição SIPAM.
No texto publicado pela agência, percebe-se que a informação foi passada por um funcionário da mesma, e ao final, um texto complementando o assunto que é de minha criação.
Segue na integra a nota:
“De acordo com meteorologista do Sivam, Luis Alves, foi previsto que até a sexta-feira, o fenômeno da friagem chega à Rondônia, e a capital, Rondônia. Segundo Alves será a primeira friagem do ano em Rondônia, e a temperatura cairá bastante, possivelmente chegando aos 15 graus.
Alguns modelos de previsão numérica de diversos institutos de meteorologia do Brasil, Estados Unidos e Europa já focalizam uma importante erupção de ar frio, com origens continentais nos próximos dias. Mesmo com toda a tecnologia disponível, os índices de confiabilidade para Rondônia ainda são muito baixos.
Nos próximos dias, entre terça e quarta-feira da próxima semana, uma intensa frente-fria deverá se formar na bacia do Prata na Argentina e logo após em sua retaguarda, uma erupção de ar frio mais denso e seco tomará conta do centro-sul americano, atravessando estados como o Mato Grosso e chegando até Rondônia, já na sexta-feira.”
*-
De fato o funcionário até pode ter sido consultado pelos jornalistas do Rondonoticias.com.br, para confirmar a informação que venho enviando a todos os veículos de comunicação de Rondônia, como agências de noticias, jornais, emissoras de televisão e rádio desde a semana passada.
À parte “sinótica” da informação postada na matéria é a mesma que está em tantos outros sites de noticias e em minha página pessoal de monitoramento do tempo em Rondônia.
Não tenho interesse algum de fazer exposição própria, muito menos querer ultrapassar os profissionais da comunicação, que possuem diploma para exercer o cargo. Apenas contribuo para o enriquecimento das informações sobre tempo e clima, tão carentes em Rondônia.
Todas as informações antes de serem repassadas a vocês, veículos de comunicação, são conferidas junto a profissionais do CPTEC/INPE, do qual tenho autorização registrada e autenticada em cartório, para a divulgação de tais dados embasados. Também não sou o tonto de ficar o dia todo frente a um computador coletando informações e ao final entregar tudo pronto para os colegas da imprensa. Todas as notas publicadas são salvas no formato de links, arquivadas e reenviadas ao CPTEC/INPE, pois servem de currículo próprio de comunicação no assunto.
Portanto, se não quiserem mais as informações gentilmente repassadas a vocês, veículos de comunicação de Rondônia, não teremos problema algum em excluir os respectivos endereços de email, sem ressentimentos algum. O que vale nesse momento é a política da boa vizinhança, a amizade e confiança que adquiri com os profissionais da comunicação de Rondônia, mesmo que com simples pessoas sempre querendo me derrubar e tirar proveito disso.
Como já é do saber de todos também, o mesmo funcionário da instituição SIPAM foi quem me “velou” ano passado espalhando em todas as comunidades de meteorologia e emissoras de rádio de Marilia-SP, sobre a nota do meu falecimento. Tal fato foi gravíssimo em sua profissão, que o mesmo foi despedido da maior instituição privada de meteorologia do Brasil, a Climatempo Meteorologia Lta. de São Paulo.
Não há rixa com o mesmo funcionário, tão pouco inimizade com a instituição SIPAM. Tenho e muitos contatos amigáveis e verdadeiros com profissionais lá de dentro, mas também zelo pelo meu nome aqui fora, mesmo que eu seja um simples leigo, apenas com intuito de enriquecer o conhecimento das pessoas desse Estado.
Ji-Paraná, 24 de abril de 2007.
Daniel Panobianco.