Filiados interpelam presidente do SINDSEF por descumprimento do Estatuto

Filiados interpelam presidente do SINDSEF por descumprimento do Estatuto

Filiados interpelam presidente do SINDSEF por descumprimento do Estatuto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo de 21 filiados do Sindicato dos Servidores Federais em Rondônia (SINDSEF) protocolou na última sexta-feira (20/04)), um documento endereçado à diretoria executiva da entidade, requerendo "que o presidente seja submetido a um conselho de ética, cujo parecer deverá ser apreciado em uma assembléia geral da categoria, por grave violação do estatuto, especialmente em relação aos deveres estabelecidos pelo art. 4º, inciso IX. Os filiados fundamentam a interpelação em um ofício do presidente do SINDSEF, de nº. 196/PRES/2006, de 24/10/2006, no qual é solicitada a desfiliação da CUT, em completo desrespeito ao estabelecido no art. 4º, inciso IX, que prevê, entre os princípios da entidade, o de "Fortalecer politicamente a Confederação Nacional Democrática dos Trabalhadores em Serviço Público Federal - CONDSEF e a Central Única dos Trabalhadores - CUT". O principal questionamento é o de que essa decisão, de desfiliação, teria sido processada de forma contrária ao estatuto da Central e do SINDSEF, sem nenhuma discussão na base. No documento encaminhado à executiva do SINDSEF é questionada, ainda, a postura incoerente do presidente, que nas últimas eleições do sindicato, encaminhou documento à CUT-RO, "solicitando apoio e se comprometendo, caso ganhasse, a manter o SINDSEF na Central". Entretanto, desde que tomou posse, a atual gestão do Sindicato nunca participou das atividades e fóruns da CUT, ou seja, aparentemente conclui-se que o compromisso firmado visava tão somente ganhar a eleição. Os filiados consideram importante que o SINDSEF reveja essa opção de isolamento pois entendem que é necessário que o estatuto seja cumprido. Ressaltam, também, que no momento em que o SINDSEF realiza a campanha salarial dos servidores federais, seria importante contar com o apoio da Central e de seus sindicatos filiados. Citam o exemplo da grande mobilização do SINTERO, nesta semana, que reunirá na Capital aproximadamente dois mil trabalhadores em educação. Além da interpelação ao presidente do SINDSEF, por descumprir o estatuto, o documento dos filiados requer "que seja declarada nula, de pleno direito, a desfiliação da CUT" e, ainda, "que seja constituída uma comissão, com representantes da base, para renegociar os débitos com a Central", que só da atual diretoria já se completaram dois anos de descumprimento das obrigações estatutárias. A expectativa dos filiados é a de que a executiva do sindicato, cumprindo o estatuto, atenda os itens requeridos, caso contrário, outras medidas teriam que ser tomadas, tanto nos fóruns da categoria, quanto na Justiça. *VEJA TAMBÉM: * Serviços de terraplanagem no parque de exposições da Expovel começam em maio * Pedro Soares continua apelo para conseguir patrocínios para Arraial da Câmara
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS