Para comemorar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, o governo de Rondônia realiza nesta quinta e sexta-feira, em Porto Velho, ações educativas e preventivas à hipertensão, diabetes e obesidade. A meta é conscientizar a população para a importância das atitudes preventivas e de tratamentos. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), acontece na Policlínica Osvaldo Cruz (POC), na esplanada das Secretarias e na Casa do Ancião.
“A administração Ivo Cassol entende que o melhor caminho para diminuir a incidência de doenças é investir na prevenção. O trabalho de combate à hipertensão e diabetes é um exemplo dessa determinação, pois são problemas que, a cada ano, aumentam seus índices”, afirmou Milton Moreira, secretário da Sesau.
Nesta quinta-feira (24), as atividades acontecem das 08h00 às 11h00 na Policlínica Osvaldo Cruz (POC). Na sexta-feira (25) o trabalho será realizado, no mesmo horário, na esplanada das Secretarias e na Casa do Ancião. A campanha envolve coleta de sangue para dosagem das taxas de glicemia, colesterol e triglicerídios. As pessoas também poderão obter informações educativas, de prevenção e curativas. Ainda será apresentado o trabalho desenvolvido pelo Estado para a reabilitação de pacientes.
Solicitação para as 52 secretarias municipais - “O evento de combate à hipertensão conta com a parceria dos cursos de enfermagem, medicina e nutrição da Faculdade São Lucas. A Sesau ainda solicitou para que as 52 secretarias municipais de Saúde também realizassem ações educativas e preventivas no dia nacional”, explicou Margareth Confort Lang, gerente de Programas Estratégicos de Saúde.
A hipertensão é uma doença que não tem cura. Para se evitar as complicações da pressão alta, pacientes devem aferir constantemente a pressão arterial e seguir as orientações médicas. A doença é em desequilíbrio no sistema circulatório que aumenta a pressão do sangue nas artérias. Além de provocar uma série de distúrbios no organismo, é um dos principais causadores de outras enfermidades. A pressão alta pode atacar pessoas de qualquer idade, sexo, raça, perfil emocional ou temperamento.
*
VEJA TAMBÉM:
*
São Lucas leva Programa Descobrindo Minha Profissão às escolas públicas e particulares
*
Seduc realiza curso de capacitação em espanhol para professores