Representantes da superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Rondônia comprovaram, semana passada em Brasília, o sucesso do projeto de digitalização dos mapas dos imóveis rurais do estado.
Parceria do Incra com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), essa ação já está em sua etapa final e colocará ao alcance de um clique todo o acervo de 108 mil imóveis rurais, facilitando o acesso a informações técnicas e jurídicas das propriedades por todos os órgãos interessados. Ou seja, depois de escaneados, os documentos serão armazenados em um sistema geográfico de informações, o que agilizará os procedimentos nos órgãos públicos.
Na apresentação na sede do Incra em Brasília, José Ricardo Garcia, representante da empresa contratada para realizar o serviço, mostrou como é feito o trabalho que, segundo o Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Marcos Alexandre Kowarick, “poderá servir de modelo para outras superintendências do Incra”. Olavo Nienow, superintendente do Incra em Rondônia, confirma essa possibilidade do sistema daqui ser implantado em todo o país. “Marcamos um gol, porque das cinco experiências em andamento, a nossa foi a mais completa”, afirma Nienow. Ao que tudo indica, o sistema criado no estado estará finalizado ainda neste primeiro semestre.