No próximo dia 28, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Urbano (Sitetuperon) apresentará, a partir das 09 horas, na sede do sindicato, a pauta de reivindicações à categoria referente a 2007 e 2008. Na oportunidade, serão debatidos temas como a ampliação e renovação da frota de ônibus, equiparação de salários entre motoristas de ônibus convencional e de microônibus, assistência médica fornecida pelas empresas e aumento da cesta básica.
O presidente do Sitetuperon, José Ribamar, disse que no ano passado a categoria obteve várias conquistas e não aceitou a terceirização da manutenção dos ônibus, assegurando o emprego dos funcionários. A categoria não permitiu, ainda, as demissões dos fiscais e conseguiram manter a função destes empregados. “Estamos lutando para trazer melhorias à categoria”, afirmou Ribamar, referindo-se a mudança do validador dos coletivos para facilitar o trabalho dos cobradores, aumentando a segurança no serviço.
Em reunião nesta quinta-feira, 19, com dirigentes da CUT, Ribamar informou que a qualidade dos serviços prestados à população piorou nos últimos quatro anos, e um dos principais motivos seria a redução da frota em circulação e sucateamento dos veículos. O presidente reforçou o convite à categoria para comparecer na apresentação da pauta de reivindicações. “É importante a participação de todos para, juntos, encontrarmos soluções aos problemas apresentados”, finalizou.
AVANÇOS
Durante a vigência do atual acordo coletivo, o Sindicato conseguiu vários avanços a exemplo do enfrentamento do problema de perseguição aos trabalhadores, na empresa Rio Madeira, denunciado à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) como o assédio moral. Após intermediação da DRT, ficou estabelecido procedimentos para evitar novas demissões arbitrárias, além da contratação de mais três fiscais, derrubando a intenção da empresa, que pretendia reduzir o número de funcionários.
Outra conquista importante foi a conferência da renda (arrecadação do dia) no ato da entrega aos fiscais. Para o presidente do Sitetuperon, José Ribamar, “a união da categoria nesta campanha salarial permitirá novas conquistas”. Ao final da reunião, na sede da CUT, a direção do Sitetuperon recebeu o apoio da Central, que participará das assembléias e das negociações salariais.