Após denúncia de erros de informação Governo determina suspensão do uso das apostilas de História e Geografia de RO
Após serem constatadas informações não condizentes com a realidade de Rondônia, antes mesmo da denúncia ser apresentada na Assembléia Legislativa do Estado, o governador Ivo Cassol determinou, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a imediata suspensão do uso de todo o conteúdo de História e Geografia de Rondônia contido nas Apostilas Recomeço, distribuídas no início do ano aos alunos do ensino médio da rede pública estadual.
Além da suspensão, o governo estadual informou à empresa responsável que estava adotando providências cabíveis na forma da Lei 8.666/93, artigos 69 e 73, que prevê a obrigatoriedade do contratante promover reparos independente do tempo em que foi efetuada a entrega dos materiais. Também foi anunciada a formação de uma comissão composta por historiadores e geógrafos para análise e correção do material que deverá ser reimpresso em caráter de urgência para que os alunos não sofram prejuízos com o atraso das aulas e, principalmente, com o comprometimento da qualidade do ensino e aprendizagem sobre os aspectos históricos e geográficos de Rondônia.
“Assim que tomamos conhecimento dos erros solicitamos aos representantes de Ensino da Seduc em Porto Velho e no interior do Estado que informassem as escolas sobre a medida adotada e determinamos que fosse feita correção em caráter de urgência”, afirmou o secretário estadual de Educação, Edinaldo Lustoza, que convocou entrevista coletiva para as 11 horas da manhã desta sexta-feira, em seu gabinete, na Seduc.
Técnicos da editora Recomeço LTDA, de Curitiba/PR, responsável pelas publicações, já estão em Porto Velho para se inteirar dos problemas identificados e auxiliar nas correções devidas, reconhecendo a sua parcela de responsabilidade com os equívocos.
Mesmo sabendo que isso implica em mais tempo para a preparação das apostilas, Lustoza explicou que a suspensão foi a medida mais adequada para o Governo do Estado por entender que a qualidade da educação começa pelo uso de materiais pedagógicos atualizados e profissionais capacitados. Ele ressaltou, ainda, que embora o Governo não pretenda fugir de sua responsabilidade, deve-se salientar que as falhas ocorreram apenas no conteúdo de História e Geografia de Rondônia destinado aos alunos do 3º ano, que também receberam, sem erros, apostilas de Química, Física e Biologia, além de História e Geografia Geral. Com relação às apostilas que estão sendo utilizadas pelos alunos do 1º e 2º anos do ensino médio, a Seduc garantiu que não houve alterações.