Ministério da Saúde promove curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Ministério da Saúde promove curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Ministério da Saúde promove curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é um dos estados da região norte contemplados pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz e Escola Nacional de Saúde Pública, ambas no Rio de Janeiro, para o I Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Nesta primeira fase oferece 500 vagas distribuídas entre as regiões norte e nordeste, o curso totalmente à distância com carga horária de 180 horas, duração aproximado de nove meses com inicio previsto para o mês de maio de 2008. O Curso destina-se preferencialmente aos profissionais de saúde que atuam na atenção básica, especificamente nas Equipes Saúde da Família (PSF), a exigência é ter formação em nível superior. O curso que teve um processo seletivo para tutores em Janeiro passado, teve uma oficina de capacitação em João Pessoa (PB) no período de 18 a 22 de fevereiro, onde profissionais de diversas áreas, selecionados pelo Ministério da Saúde, poderam atualizar conhecimentos e contribuir para implementação do curso. Dentre os selecionados pelo Ministério da Saúde, encontra-se o Enfermeiro Pedro Augusto Paula do Carmo, o único do estado de Rondônia a ser selecionado, Enfermeiro especialista em geriatria, que atualmente exerce suas funções na secretaria de saúde do município de Ji-paraná. Pedro Augusto obteve a segunda colocação na classificação Geral, tanto da região norte quanto nordeste. Segundo Pedro, cada tutor será responsável por até 25 alunos. Pedro Augusto reitera a importância do Curso e afirma “ Infelizmente no Brasil as pessoas ainda tem uma visão distorcida da velhice, geralmente condicionada a perdas funcionais, cognitivas, etc. Não se discute a velhice sob o ponto de vista da saúde e de sua promoção. As Próprias instituições de ensino pautam seu conhecimento, ensino e prática numa velhice baseada nas fragilidades, dependência e nas grandes síndromes geriátricas. Envelhecer não significa perder a autonomia, é obvio que as doenças existem mas precisamos compreender o que é ser e estar velho,para podermos ensinar e praticarmos um cuidar peculiar”,finalizou Pedro Augusto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS