Acre- Ibama evita que 5 mil hectares virem cinzas

Acre- Ibama evita que 5 mil hectares virem cinzas

Acre- Ibama evita que 5 mil hectares virem cinzas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) evitou a derrubada de cinco mil hectares para a formação de pasto e criação de gado no sul do município de Lábrea (AM). A operação começou na última segunda-feira e teve a colaboração da Polícia Federal, do Ministério do Trabalho e da Polícia Militar do Amazonas. Na fiscalização, foram utilizados, barcos, um helicóptero e uma frota de veículos. As equipes foram levadas de helicóptero até uma clareira aberta no meio da mata para verificar a denúncia de que lá havia homens, combustíveis e outros equipamentos. “Pela primeira vez, a gente conseguiu chegar a uma área, que provavelmente seria a maior área desmatada na nossa região, que se tem notícia recentemente e com o serviço de inteligência chegamos antes de cair a primeira árvore”, acrescentou o superintendente do Ibama no estado, Anselmo Forneck. Durante a operação, foram detidos quatro suspeitos. Os homens foram contratados para delimitar a área na qual aconteceria a derrubada ilegalmente. Segundo informações do Ibama, três dos suspeitos contaram que moram no bairro Belo Jardim em Rio Branco e que foram contratados por uma pessoa conhecida por Mateiro, que também foi detido. “Essas pessoas não fazem acampamento fixo, vão brindo picadas. São extremamente nômades”, comemorou Forneck. Os suspeitos estavam no local há quase um mês e disseram que não comiam há dias, não sabiam como sair do lugar e nem quanto ganhariam ao final do trabalho. O Mateiro, que seria o contratante dos demais homens, disse que nas matas ainda há cerca de 50 homens que trabalhariam nas derrubadas. Em Lábrea, desde dezembro do ano passado, por meio do Decreto 6321/07, o desmate é proibido. “A nossa grande vitória é: cinco mil hectares que poderiam ter virado cinza, vão permanecer flores em pé”, concluiu Anselmo Forneck. Ameaças O superintendente do Ibama declarou que nos últimos dias vem recebendo várias ameaças por meio de telefonemas. “Estão dizendo que estamos pegando duro demais, que nós estamos abusando do poder pelo fato de estarmos fazendo o embargo das áreas, expondo as pessoas a publico pelas infrações que tenham cometido e de que isso não vai ficar assim.” E, mesmo com ameaças, o superintendente confirmou a continuação das fiscalizações feitas pelo Ibama. (Gilberto Lobo)
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS