Várias instituições como prefeituras, entidades empresariais e sociais da região sul de Rondônia vêm costurando parceria com o Sebrae para a realização de cursos de qualificação e capacitação empresarial e mão-de-obra, dentro do Projeto Sebrae em Movimento, que foca o atendimento individual e coletivo.
As parcerias são resultantes de recente visita de técnicos do Sebrae aos municípios do chamado Cone Sul, onde, principalmente as prefeituras, demonstraram-se interessadas em atuar como parceiros no projeto. As visitas ocorreram a Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Cabixi e Chupinguaia.
Em Pimenteiras do Oeste, onde primeiro se fecharam os acertos, o Sebrae deverá realizar quatro ações, duas no mês de maio e duas outras em junho. As palestras de motivação Saber Empreender e Juntos somos Fortes e, respectivamente, a Oficina de Cerâmica.
“Atenderemos a um grupo de mulheres com as capacitações e a oficina, enquanto a palestra será oferecida à comunidade em geral!” disse o técnico Carlos Eduardo Sakagami, lembrando que os resultados mostram que idéias inovadoras e trabalho em equipe é a chave par o sucesso
O gerente do Escritório Regional do Sebrae em Vilhena, Rangel Vieira Miranda, em reunião com o diretor-regional da Escola Senai no município para discutir uma agenda comum de ações. Foram discutidos os trabalhos realizados pelo Sebrae nos municípios de abrangência (Colorado do Oeste, Cerejeiras Cabixi, Pimenteiras, Corumbiara e Chupinguaia), como também a forma de cursos fechados.
“A reunião é uma forma de aproximar e também uma alternativa estratégica de atender à comunidade com pacotes mais completos de capacitação. O diretor do Senai acredita que, além de fortalecer as instituições, também promove, de maneira mais completa e eficiente, o desenvolvimento dos municípios pela qualificação de mão-de-obra,” diz Rangel Miranda.
Inês Cerruti, gerente-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Vilhena, também propôs ao Sebrae em Vilhena uma parceria nas ações do Sebrae em Movimento. Definimos que o Senac trabalhará através de oficinas rápidas, com duração de oito horas, dentro da ação itinerante este mês.
A proposta, de acordo como gerente do Sebrae em Vilhena é levar tanto Senac quanto Senai para as ações do Sebrae, primando sempre com sua competência, as capacitações de, no máximo, 20 horas, ou oficinas rápidas, conclui Miranda.