O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Franz Alcântara, lamentou o crescente número de trotes que vem atrapalhando as ações de salvamento durante as fortes chuvas em Manaus. De acordo com Alcântara, as 324 chamadas registradas pela central de atendimento dos Bombeiros (193), desde o começo desta semana, cerca de 194 eram trotes.
Os dados divulgados pela corporação em relatório indicaram também, 61 ocorrências com quase 230 atendimentos a famílias atingidas.
Segundo o comandante da corporação, coronel Franz Alcântara, as equipes de salvamento podem deixar de salvar vidas se 'brincadeiras' como essas persistirem. "Cada deslocamento com destino a um falso pedido de ajuda, pode impedir que outras pessoas que, de fato se encontram em situação de perigo, sejam ajudadas", enfatizou Alcântara.
Para ele, o momento é delicado e deve servir como forma de conscientizar as pessoas. Comprometer um trabalho importante como o do Corpo de Bombeiros, segundo ele, é um crime. "Em vez de estar ao telefone, quem passa trote deveria se sensibilizar, ajudar quem perdeu tudo com alimentos ou roupas, por exemplo. Nessas horas qualquer ajuda é bem-vinda", completou.
Desde a segunda-feira, quando as fortes chuvas começaram a ser registradas, o Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, mobilizou um efetivo de 30 viaturas, 50 guarnições de serviço, 220 praças e 30 oficiais.