Plano Diretor será discutido na Câmara Municipal nesta segunda-feira

Plano Diretor será discutido na Câmara Municipal nesta segunda-feira

Plano Diretor será discutido na Câmara Municipal nesta segunda-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Leganda: Na foto ao lado, detalhe em vermelho representa o cenário atual da rede de esgotos. Conforme levantamento feito pelos técnicos da Sempla, apenas 1,8% dos domicílios está ligado a rede de esgoto.******** Será votado após as sessões ordinárias nos próximos dias 14 e 15 a partir das 16h na Câmara Municipal de Porto Velho, o projeto piloto do Plano Diretor do município para o período de 2007 a 2017. Antes, serão discutidas as normas do Plano que têm por finalidade fazer o planejamento urbano das cidades, nele entram a organização de construções, transportes, trânsito, urbanização, mapeamento e saneamento ambiental. O Plano Diretor é de autoria do Executivo Municipal que cabe no Projeto de Lei 2423/2007. A sessão será direcionada a toda a comunidade da capital, população em geral, empresários e órgãos competentes. Conforme o presidente da Câmara, Hermínio Coelho (PT) com a aprovação do Plano o cenário da cidade ficará diferente, pois com o crescimento desordenado muitos setores da cidade encontram-se em total abandono. “Porto Velho é uma cidade que como muitas outras, cresceu sem planejamento e isso resultou em diversos problemas sociais e de responsabilidade pública. Com a aprovação do projeto, a tendência é melhorar o planejamento principalmente para que a cidade cresça de forma ordenada”, esclarece o parlamentar. O secretário Israel Batista da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Sempla), explica ainda que a cidade continuará crescendo nos sentidos das zonas Leste e Sul, porém de forma organizada, um dos focos é densar os espaços vazios, procurando ocupar os terrenos que estão desocupados. "Nossa prioridade é preencher Porto Velho que ainda tem localidades sem habitação causando transtornos aos que moram nas proximidades. Estaremos incluindo nesse pacote o IPTU Progressivo para que assim os proprietários construam ou negociem com quem quer construir", destaca Israel. Mesmo em atraso o projeto foi discutido em duas sessões no mês de dezembro do ano passado sendo explorados pontos como o IPTU progressivo onde além do pagamento do IPTU, se não houver bem-feitorias o proprietário ficara sem o imóvel; um horário definido para carga e descarga de mercadorias na avenida 7 de setembro e outras vias de grande circulação; as faixas exclusivas para ônibus que irão facilitar o trânsito e favorecer as empresas; propostas da Alça Leste e da Alça Sul que melhorarão o tráfego dos veículos pesados, etc. *VEJA TAMBÉM: * Rondônia começa a elaborar o Plano Diretor Penitenciário * Sociedade discute Plano Diretor na Câmara Municipal * PLANO DIRETOR – Presidente da Câmara afirma que se Plano Diretor estiver adequado convocará extraordinária para votação * Plano Diretor Participativo de Ariquemes é reconhecido pelo Ministério das Cidades como o mais eficaz de RO * MP estabelece prazo para prefeitura da Capital concluir Plano Diretor *
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS