Ao fazer o lançamento oficial, nesta terça-feira (10), do Prêmio Gestão Escolar, o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza, pediu aos diretores de escolas que colaborem com o Governo do Estado realizando pequenos reparos como forma de evitar maiores prejuízos aos estabelecimentos de ensino culminando com grandes reformas ou até mesmo reconstrução dos prédios, que por sua vez implica em mais despesas e até mesmo na suspensão das aulas durante as obras. Lustoza destacou também a necessidade de os dirigentes manterem limpas tanto a parte interna, mas também a externa que tende a garantir um visual melhor à escola como também segurança aos alunos e corpos técnico-docente.
Ele também lembrou que dois técnicos da Seduc estão realizando vistorias em todas as escolas. Os problemas identificados são encaminhados ao gabinete que de imediato adota providências, a exemplo do que foi feito em uma escola da capital que após dois anos sem dispor de água ganhou um poço artesiano.
O lançamento do prêmio, promovido em nível nacional pela Fundação Roberto Marinho, Undime e Unesco em parceria com as Secretarias de Estado da Educação, aconteceu na escola estadual Major Guapindaia, em Porto Velho, com a presença de vários dirigentes escolares interessados em conhecer os procedimentos para concorrerem este ano com projetos executados no último ano.
De acordo com o secretário, a inscrição acontecerá de 16 a 30 de maio, enquanto a premiação estadual será feita em outubro e a nacional de novembro a dezembro. Ele destacou que, para ser selecionados entre os melhores, os projetos devem contemplar as categorias gestão de pessoal, gestão de recursos, gestão pedagógica, gestão participativa e gestão de resultados. A premiação estadual ainda não foi definida, mas Lustoza adiantou que deve ser com equipamentos de apoio pedagógicos, enquanto a nacional consiste em uma viagem aos Estados Unidos, que na última premiação contemplou a diretora da Escola Estadual de ensino Fundamental e Médio Durvalina Estilbem, de Guajará-Mirim.
A coordenação do concurso em nível estadual espera que o número de escolas inscritas este ano supere o de 2006, que foi de 38.
Semana da Cidadania - O secretário Edinaldo Lustoza ainda anunciou que está acontecendo em todo o Estado a Semana da Cidadania com a realização de uma série de eventos, do tipo palestras e orientações aos alunos, nas instituições de ensino. Por fim, ele disse que a Seduc está aberta a todos os diretores e representantes de Ensino para tratar de melhorias educacionais, que incluem prédios, profissionais, materiais didáticos, merenda e outros.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Semed convoca estagiários para programa segundo tempo
*
Caravana de Rondônia no Encontro Nacional de Saúde em Brasília