O Estado de Rondônia, através do Conselho Estadual de Saúde, está participando do XIV Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde. O evento acontece em Brasília nos dias 10 e 11 de abril na Academia de Tênis – Setor de Clubes Esportivos Sul – trecho 04 lote 1B-Asa Sul. A informação é da presidente do Conselho Estadual de Saúde de Rondônia, Naderge Nazareth da Costa Moura, que levou para o encontro 80 representantes dos Conselhos Municipais de Saúde de todo o Estado.
A abertura será às 10 horas desta terça-feira, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior e do coordenador Nacional de Conselho de Saúde Marco Antonio de Pádua Borges, segundo explicou Naderge.
O diretor do Hospital de Base, Amado Rahhal, declarou que o encontro é importante porque discute a saúde pública na sua base. “Devemos atentar para as questões se saneamento básico e saúde preventiva”. Do Estado, estão participando do evento técnicos, médicos, enfermeiros e parceiros das prefeituras, disse Amado Rahhal.
Durante o encontro nacional os técnicos e representantes políticos, discutirão o Controle Social no Pacto pela Saúde, Terceirização de Gerência e Gestão dos SUS. Naderge Nazareth disse que o encontro visa basicamente a operacionalização de todo o sistema SUS brasileiro. Será discutido também o sistema de saúde na família, onde os pacientes depois de examinados pelos médicos serão tratados em casa.
Haverá uma mobilização dos dois mil conselheiros já confirmados no encontro. A manifestação segundo Naderge será no Congresso Nacional, e visa alertar a classe política para a premente necessidade de designar mais recursos e atenção para esse setor.
Segundo o secretário Milton Moreira, esse encontro ajudará a mostrar para o Brasil, as reais necessidades de se investir mais em pesquisa, estrutura física e em profissionais de saúde, que atuam em Rondônia e em todo o país.
VEJA TAMBÉM:
Deu a louca na Noêmia, que quebra porta e desce a sarrafa em rival com mangueira
Funasa realiza oficinas sobre DST/AIDS