Amazonas - Falta investimento para regulamentação de terras na Amazônia

Amazonas - Falta investimento para regulamentação de terras na Amazônia

Amazonas - Falta investimento para regulamentação de terras na Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O pesquisador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) Paulo Barreto afirma que faltam investimentos e políticas públicas sérias para tratar a questão fundiária na Amazônia. Barreto é co-autor do estudo "Quem é o dono da Amazônia?", que avalia os resultados dos recadastramentos de imóveis rurais iniciados em 1999 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Segundo ele, o estudo relata as estatísticas deste recadastramento e mostra que uma grande quantidade de propriedades não foi ou não pôde ser recadastrada. "Isso, de certa forma, evidencia que não foi possível cumprir com o que era esperado", explica. O estudo relata algumas dúvidas que persistem na questão fundiária da Amazônia, como em relação a fraudes. "Temos pouca informação sobre a validade dos títulos ou sobre quem são os posseiros", exemplifica. A publicação mostra ainda que existem na Amazônia 42 milhões hectares de áreas de posse. O esforço para regulamentar tem que ir além. É preciso construir uma base sólida e isso não tem sido feito - diz Barreto, levantando necessidades como retomar as terras ilegais, checar as informações no campo e montar um plano consistente para tratar da questão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS