Os professores, José Marques (Alimentos & Bebidas e Planejamento), Lioberto Caetano (Organização de Eventos e Teoria Geral do Turismo), Enock Cabral (Meios de Hospedagem e Língua Inglesa), Wagner Marques (Geografia do Solo e Preservação das Áreas Verdes), e acadêmicos do 3º , 5º e 6º, períodos de Turismo Ambiental da FIMCA realizaram na última quinta-feira, 04 de abril, visita técnica ao Hotel Vila Rica.
Na ocasião, professores e acadêmicos foram recebidos pelo gerente geral do Hotel, Júlio César Tonella, que numa conversa descontraída falou sobre o funcionamento diário do Hotel Vila Rica, contou sobre trajetória, sua experiência no ramo hoteleiro e também respondeu aos questionamentos feitos pelos acadêmicos sobre projetos, serviços, atendimento, entre outros temas.
Segundo o professor José Marques, “a idéia surgiu no semestre passado, quando conversava com o professor Enock, e percebemos que somente poderíamos realizar uma atividade como esta, com a participação de outros professores para que houvesse a integração entre as disciplinas, e consequentemente saber o que cada docente está falando para os acadêmicos”.
A visita técnica objetivou a realização de trabalho de multidisciplinaridade, reunindo mais três professores e acadêmicos de três períodos de Turismo Ambiental, para participarem de uma aula de interrelação entre teoria e prática. “Nesta aula buscamos mostrar aos acadêmicos a realidade in loco, o que os meios de hospedagem, no caso o Hotel Vila Rica, têm feito ou procuram fazer para sobreviver e se manter na área de Turismo de Hospitalidade”.
O professor Lioberto Caetano enfatizou ainda outras questões como, “quais as estratégias que estes meios de hospedagem procuram fazer para atrair clientes, quais os serviços que oferecem, as perspectivas na área de turismo e até onde ele acredita, até onde ele é pró-ativo, e qual sua atitude na questão do planejamento”.
A coordenadora do Curso de Turismo Ambiental, professora Heldelícia Souza também esteve no Hotel Vila Rica, e na ocasião falou que “esta iniciativa dos nossos professores mostra o quanto eles estão imbuídos da missão de proporcionar aos nossos discentes uma idéia do macro e do micro ambiente da atividade turística de Porto Velho e isto é positivo para o aprendizado dos acadêmicos”.