Atualizada às 8h45min do dia 04/04/08*****
A Assembléia dos funcionários dos correios que estava marcada para quinta-feira (03), em que seriam definidos os rumos da greve em Rondônia, foi tranferida para a manhã desta sexta-feira(04).
A concentração dos servidores para realização da Assembléia acontece na praça Marechal Rondon por volta das 10h.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios região Nororeste (Sintect/NO), Clodoaldo Quixabeira, afirmou a Assembléia deve acontecer para deliberar se os funcionários aceitam ou não a proposta encaminhada pela Empresa Brasileira de Correios, pondo fim a greve em Rondônia.
A proposta foi firmada na quarta-feira(02), entre o presidente da empresa, o ministro das Comunicações e o senador Paulo Paim.
Segundo o presidente, quase 90% dos carteiros do estado aderiram a greve. Já a adesão entre os motoristas , operadores de transbordo, operadores de triagem e pessoas do atendimento foi pequena, não chegando a 10% do total de servidores do estado.
Quixabeira afirmou que o motivo da greve nacional é o descumprimento do Termo de Compromisso firmado em 20 de novembro de 2007, em que ficou acordado que os carteiros receberiam 10% de reajuste salarial na condição de abono por três meses e após esse período o valor seria incorporado definitivamente como adicional de risco.
A falta de implantação do PCCS (Plano de Carreira, Cargos e Salários) e o atendimento a contração de novos carteiros na regional de Rondônia também não foram cumpridos conforme firmado no acordo.
“As cartas ficam paradas vários dias, pois o total de carteiros que têm em Porto Velho não atendem, de forma eficaz toda a cidade. São cerca de 150 carteiros que trabalham no seu limite e ao invés de contratar estão é dispensando”, afirmou Quixabeira.
Segundo o presidente, na nova proposta firmada ontem, ficou novamente decidido que os 10% seriam pagos como abono por mais três meses; implantação urgente do PCCS e participação melhor nos lucros da empresa.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Greve nos Correios já atinge 23 estados e o Distrito Federal