O presidente da Agência de Defesa Sanitária e Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Lorival Amorim, informou que foi muito positiva para Rondônia a visita da missão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) - entidade de referência internacional em sanidade animal. Segundo ele, a equipe da OIE, composta por três técnicos classificou Rondônia como o melhor trabalho de defesa animal do país e elogiou a seriedade e qualidade do trabalho de vacinação e fiscalização da sanidade animal, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Agência Idaron, conjuntamente com os produtores e diversos outros parceiros.
“O grande destaque, sem dúvida, é o envolvimento do Governo, de produtores e de parceiros como o Fefa, o Ministério da Agricultura, a Seapes, a Emater, entre tantos outros, num trabalho coordenado pela Idaron que assegurou Rondônia como área livre da febre aftosa com vacinação. Essa parceria foi o ponto mais destacado pelo técnicos da OIE”, disse o presidente da Idaron, Lorival Amorim.
A missão da OIE visitou postos de fiscalização na fronteira com o Amazonas e com a Bolívia e sobrevoou áreas fronteiriças e fico impressionada com a rigorosidade do trabalho de fiscalização desenvolvido pela Idaron. Rondônia proíbe a entrada de animais vivos ou abatidos, além de produtos de origem animal vindo do Estado ou do país vizinho. “Nos postos de fiscalização, os técnicos conheceram a estrutura de apoio, que funciona 24 horas, impedindo a entrada de animais e derivados, assegurando que a aftosa e outras doenças não atinjam o nosso rebanho”, completou Amorim.
A OIE vai emitir um relatório da visita, em aproximadamente 20 dias. Esse relatório servirá de base para consultas por parte de paises e empresas, acerca da situação da sanidade animal do Estado. “Estamos confiantes em um resultado positivo, o que deverá atrair ainda mais países interessados em comprar a nossa carne, considerada uma das melhores do país, abrindo novos mercados e implicando na valorização do produto e consequentemente mais ganhos aos nosso produtores”, observou o governador Ivo Cassol que recebeu a visita da equipe.
Vacinação – O governador aproveitou para convocar a todos os produtores e parceiros para o lançamento de mais uma campanha contra a febre aftosa, que acontece no próximo sábado, em Alvorada do Oeste. “Até agora fizemos um trabalho sério, mas que precisa ser continuado. Não vamos relaxar com os elogios, pelo contrário, vamos nos unir e buscar fortalecer ainda mais a nossa defesa animal”, finalizou Ivo Cassol.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Estado realiza seminário de atenção a saúde de deficientes
*
FIMCA e Metropolitana participam da Feira Fashion Business Moda e Beleza