O arcebispo de Porto Velho, dom Moacir Grechi, vai participar da 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começa na próxima quarta-feira (02/04), em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Será a primeira assembléia dirigida pelo presidente eleito ano passado, dom Geraldo Lyrio Rocha. “Serão dez dias de trabalho. A Assembléia é uma espécie de grande retiro. Participam mais de trezentos bispos, padres, irmãs, leigos, funcionários, uma somatória superior a quinhentas pessoas. É um trabalho bonito, mas muito pesado. É trabalho e reza de manhã, à tarde e à noite, mas vale a pena. É uma espécie de grande retiro, de grande escola porque pouco a pouco a gente aprende a escutar, a falar, a argumentar, a aceitar o argumento dos outros. Há muita diferença entre as Assembléias de hoje e as que foram realizadas há mais de trinta anos, quando eu comecei a participar. Não falo da qualidade de seus membros, porque tivemos tantos, dom Aloísio, dom Luciano, dom Ivo e tantos outros”, disse dom Moacir, falando ao vivo de São Paulo, durante apresentação do programa “Amanhecer com a Ave Maria”, transmitido pela rádio Caiari, diariamente, às 5hs 45 minutos e reprisado às 8 horas.
DIRETRIZES GERAIS
Os bispos vão discutir e aprovar as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, tema central do encontro, além de outros temas como aplicação do Documento de Aparecida (DA), resultado da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Missão Continental.
A abertura da Assembléia está prevista para as 8:15h (na quarta-feira), com uma celebração na Capela da casa de Retiros Vila Kostka. Em seguida, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, fará a abertura oficial do encontro.
Além da Presidência, compõem a mesa da sessão de abertura o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, o diretor da Casa de Retiros Vila Kostka, padre Emmanuel Araújo e o prefeito de Indaiatuba. Esta sessão será aberta à imprensa. As atividades desse primeiro dia serão encerradas com a celebração da missa, às 18h, também aberta à imprensa.
ENTREVISTA COLETIVA
No dia 1º de abril, às 14:30h, no auditório Vieira, a Assessoria de Imprensa da CNBB apresentará aos jornalistas a dinâmica da Assembléia.
As coletivas só acontecerão a partir do dia 2, sempre às 14:30h, também no auditório Vieira. Cada dia, exceto nos dias 5 e 6 (sábado e domingo), serão designados três bispos que apresentarão aos jornalistas os temas discutidos no dia.