O TRE/RO inaugura nesta sexta-feira, 30, o Centro de Memória e Documentação da Justiça Eleitoral, localizado na Prudente de Morais, 2576, centro. O local é onde funcionou há anos os cartórios da 2ª e 6ª zona eleitoral da capital. A solenidade de inauguração do Centro de Memória, segundo convite distribuído pelo presidente do TRE/RO, desembargador Gabriel Marques de Carvalho, acontece às 10 horas, com a presença de autoridades, servidores, imprensa e demais convidados. O Centro vai ficar responsável pela organização, preservação e divulgação do acervo histórico da Justiça Eleitoral.
A criação do Centro de Memória da Justiça Eleitoral decorre da importância da produção documental para a preservação de acontecimentos e atos passados, a manutenção de registros relevantes da Justiça Eleitoral em Rondônia e da necessidade de torná-los mais fácil para o acesso público. As atividades do Centro implicam ainda o resgate de informações e documentos referentes à Justiça Eleitoral. Tais ações terão como objetivo ainda levar à sociedade o conhecimento sobre a função social da Justiça Eleitoral no processo de conscientização do povo para a cidadania.
O Centro deverá funcionar aberto ao público no horário das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, segundo proposta inicial. Ainda no projeto, estão previstos concursos de redação e artes sobre temas relacionados à Justiça Eleitoral; seminários; pesquisas históricas; a produção de documentários. Por outro lado, pretende-se, também, buscar a contribuição de pessoas e organizações por meio da doação de documentos, objetos e outros materiais que possam enriquecer o acervo do Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia. O endereço eletrônico é : cemeje@tre-ro.gov.br