Investimentos do Governo garantem melhorias no sistema prisional

Investimentos do Governo garantem melhorias no sistema prisional

Investimentos do Governo garantem melhorias no sistema prisional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O secretário Gilvan Ferro relatou no início desta semana que na história recente de Rondônia nunca um governo estadual investiu tanto no Sistema Prisional como a atual administração. Fazendo uma comparação do ano 2000 até hoje, houve um crescimento extraordinário de 692,90% no orçamento estadual que é disponibilizado ao Sistema Penitenciário. Foi um salto da ordem de R$ 5, 8 milhões para R$ 72,6 milhões. “Desde o início, nossa gestão prioriza os recursos no reaparelhamento e na estruturação do Sistema Penitenciário rondoniense, visando sempre a segurança e bem estar dos servidores e a defesa da vida das pessoas reclusas nas Unidades Prisionais de todo o Estado”, enfatizou Gilvan. Ivo Cassol relatou que a falta de atenção de administrações anteriores resultou no agravamento dos problemas da Casa de Detenção da Capital. Desde o ano de sua inauguração, em 1997, o “Urso Branco” vem recebendo diariamente presos em situação de flagrância da Central de Polícia, o que acabou contribuindo para a superlotação da Unidade. “Visando sanar essas dificuldades, em parceria com o Governo Federal, o Estado realizou obras e reformas que contribuíram, incisivamente, para a ampliação de vagas (96) e aumento da segurança no local”, destacou o governador. No início do primeiro mandato existiam 1.571 vagas em todo o estado. Hoje, com a ajuda em parte de convênios firmados com o Departamento Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, foram criadas 1.057 novas vagas, totalizando 2.628. “Isso contribuiu para a diminuição da população carcerária na Casa de Detenção, dando assim, condições para que o apenado cumpra a sua pena com mais segurança e dignidade”, declarou Ivo Cassol. Gilvan Ferro lembrou que a assistência jurídica e na área de saúde também tiveram atenção especial do Governo. “Vários mutirões jurídicos foram e são feitos regularmente, juntamente com a Vara de Execuções Penais de Porto Velho, para que os processos corram com os prazos em dia. Nesse sentido, o Conselho Penitenciário também tem realizado um ótimo trabalho realizando seus mutirões”, enfatizou. “Também no ‘Urso Branco’ foi construído um Centro de Atendimento da Gerência de Saúde da Secretaria para a realização de consultas médicas e coleta de material para laboratório”, completou Ferro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS