Mais uma campanha contra a sonegação fiscal será desencadeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin) e Coordenadoria da Receita Estadual (CRE), a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de abril. Desta vez, de acordo com o coordenador Ciro Funada, o alvo serão os estabelecimentos comerciais que terão fiscalizados o uso do equipamento emissor de cupom fiscal, que apesar de obrigatório é dispensado pela maioria dos comerciantes.
O coordenador da Receita revelou que a operação é uma das medidas adotadas pelo Estado para compensar a queda da arrecadação de impostos sobre o combustível, que em fevereiro foi de R$ 20 milhões e este mês já atingia os R$ 15 milhões, segundo os dados da última semana.
Funada explicou que a proposta é incentivar o consumidor a exigir o cupom fiscal a cada compra efetuada. Ele ressaltou que será mantida a Operação Passageiro, uma das atividades que têm dado resultado positivo, apesar da polêmica gerada pelos que pretendem permanecer sonegando impostos, cujos recursos são revertidos para obras de interesse público. “O governo Ivo Cassol vem investindo, por meio da Sefin/CRE, no combate à inadimplência, sendo mais eficiente com a inscrição da dívida ativa e execução fiscal, além da Operação Passageiro e a de verificação de apropriação de crédito indébito, que consiste no cruzamento de todos os dados dos contribuintes para identificação e recolhimento do que foi sonegado”, afirmou Funada.
O coordenador da Receita Estadual voltou a alertar os contribuintes para o prazo de recadastramento que terminará no próximo sábado (31) através do site:
www.sefin.ro.gov.br (Portal do Contribuinte). Quem não atender à convocação terá a inscrição cancelada.
A população também pode contribuir com o combate à sonegação dos recursos públicos apresentando denúncias pelo telefone:
0800 6900 13 ou na Ouvidoria instalada no Shopping Cidadão.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Mais de 1 milhão de contribuintes estão na malha fina do imposto de renda
*
Presidente da Câmara fiscaliza obras de pavimentação em Extrema