Uma das atividades econômicas mais promissoras da região amazônica, a floricultura rondoniense vem sendo dotada de consultorias especializadas, reforçadas pela realização de cursos, treinamentos e capacitação. Um exemplo disso é a palestra que será proferida às 19h30 da próxima terça-feira pelo especialista em mercado de flores costa-riquenho José Guillermo Murillo Seguro, no auditório do Sebrae, à avenida Campos Sales, 3421, Olaria, em Porto Velho (RO).
Denominada “Oportunidades na Floricultura”, a palestra faz parte de uma ação conjunta para definir direcionamento à exploração da floricultura na Amazônia e que vem se desenvolvendo também nos sete Estados da região Norte, o que resultará em uma estratégia unificada para potencializar o cultivo de flores com fins comerciais.
Rondônia conta, atualmente, com 49 floricultores, nos municípios de Porto Velho e Ji-Paraná, na região central do Estado. Acompanhado da coordenadora nacional do Projeto de Flores do Sebrae Nacional, Léa Lagares, Guillermo Murillo visita a Amazônia para transmitir conhecimento para a consolidação da floricultura através de um projeto integrado da região Norte.
Por esse prisma, os Estados que desenvolvem o projeto de flores irão unificar experiências e ações de fomento à comercialização de flores tropicais como uma atividade econômica e ecologicamente sustentável. “O objetivo da vinda do especialista da Costa Rica a Rondônia, assim como aos demais Estados da região, é fazer um diagnóstico baseado em estratificação local, consultoria de planejamento da produção e identificação de mercados”, afirma a coordenadora do projeto Rondônia em Flores Tropicais, do Sebrae no Estado, Roberta Cavalcanti Osório.
Além da palestra, o especialista em flores tropicais da Costa Rica participará de reuniões no Sebrae, em floriculturas e viveiros, bem como prestará consultorias em áreas de cultivo. Ao final de sua visita à Amazônia, projeta-se a criação de uma política única da exploração econômica das flores tropicais, fortalecendo o setor como gerador de riquezas, empregos e divisas. Por isso, é importante que os floricultores, empresas que comercializam flores, paisagistas, designers, mestres de cerimônias etc assistam à palestra “Oportunidades na Floricultura”.