O governador Ivo Cassol anunciou esta semana que está praticamente definido um convênio entre o Governo do Estado e Suframa para a aquisição de máquinas e equipamentos para a montagem de equipes mecanizadas para a recuperação de estradas. “No último encontro dos governadores com o presidente Lula, aproveitei para fazer essa sugestão: a Suframa repassaria o recurso ao Governo, que compraria o maquinário para realizar obras nas estradas municipais”, completou Cassol.
De acordo com o governador, o projeto orçado em R$ 35.5 milhões prevê a aquisição de tratores de esteira, patrolas, caminhão melosa e outros equipamentos. A frota seria em patrulhas mecanizadas, utilizada para a recuperação, manutenção, encascalhamento e abertura de estradas vicinais e estradas em assentamentos nos municípios rondonienses. “O Governo do Estado ficaria responsável com o pessoal, combustível e a manutenção do maquinário. A nossa meta é fazer entre 3 mil a 4 mil quilôemtros de estrada por ano, ajudando aos municípios e ampliando as ações da administração estadual na manutenção das estradas”, observou Ivo Cassol.
Para o governador, é importante a atuação do governo, garantindo a boa trafegabilidade nas estradas. “Muitas estradas foram apenas aberta e nunca receberam nenhum tipo de manutenção. Com a aquisição desse maquinário, a Capital, por exemplo, que enfrenta dificuldades para manter as estradas em boas condições, seria atendida com esse serviço”, ressaltou o governador.
Cassol reafirmou a sua intenção em ampliar o Fundo de Infra-Estrutura de Transportes e Habitação (Fitha), que repassa aos municípios os recursos para a recuperação das estradas.