Na sessão ordinária da terça-feira (13/03), o presidente da câmara de vereadores, Vanderlei de Oliveira, declarou a extinção do mandato do vice-prefeito Antônio Bento, que atualmente ocupava a secretaria municipal de saúde.
O ato teve como base o artigo 32, inciso V, da Lei Orgânica do município e artigo 16, inciso VI, do Regimento Interno da câmara de vereadores, e também o Decreto Lei nº 201, de 27 de Fevereiro de 1967, artigo 6º e seus três incisos. Segundo o presidente da câmara, Antônio Bento sofreu condenação definitiva por improbidade administrativa, transitada em julgado no dia 13/02/2007.
A sentença é resultado de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Rondônia. Além da perda do mandato, Antônio Bento teve os direitos políticos suspensos por nove anos, não pode receber incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, por 10 anos, além da perda das funções pública e pagamento de multa.
A notícia pegou todos de surpresa. Procurado pela reportagem, Antônio Bento não foi localizado para se manifestar. O prefeito Dedé de Melo, por enquanto não anunciou o nome do novo secretário de saúde.