Há nove anos o Curso de Odontologia das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA tem se destacado pela busca da excelência no ensino superior e também pela quantidade de profissionais formados e qualificados que a Instituição entregou a sociedade de Rondônia e ao mercado de trabalho.
A direção da FIMCA junto à coordenação acadêmica,conta com equipe formada por doutores,mestres e especialistas em várias disciplinas do Curso para garantir para o acadêmico o aprendizado de alta qualidade. Os professores são submetidos regularmente a reciclagens e participam de oficinas pedagógicas que visam o aprimoramento profissional.
O Curso de Odontologia está sempre presente nas atividades promovidas fora do campus da Instituição. Os acadêmicos, orientados pela coordenação e pelos professores, participam de ações sociais que acontecem nos bairros periféricos, comunidades ribeirinhas, oferecendo atendimento Odontológico gratuito para adultos e crianças, distribuição de kits contendo creme, escova e fio dental, promovendo também palestras educativas sobre a saúde bucal, isso sem esquecer as centenas de pessoas atendidas diariamente na clínica Odontológica existente no campus da FIMCA.
Estas atividades constituem importante interação que a FIMCA mantém com a comunidade propiciando melhoria na qualidade da saúde da população e ao mesmo tempo em que possibilita aos acadêmicos o contato direto com a realidade que fará parte de sua vida profissional.
O objetivo do Curso de Odontologia é formar profissional generalista, com conhecimentos e atitudes relevantes e fundamentados no ensino científico cultural do acadêmico, incluindo em sua formação valores correspondentes à ética profissional e ao compromisso com a sociedade e ainda a integralização nas atividades de pesquisa e extensão.
Segundo o coordenador do Curso de Odontologia, professor Robson Reis, doutor, mestre e especialista em Buco-Maxilo-Facial pela Universidade de São Paulo (UNESP) que assumiu a coordenação há poucos dias, “minha filosofia de trabalho é integrar a coordenação e professores, assim como manter diálogo com os acadêmicos do Curso”. Robson finalizou dizendo que “acredito muito na força da razão, e esperamos que ela esteja sempre do nosso lado”.