Exposição Pan-Americana de cães de RO traz criadores de vários estados para competição
No último domingo ( 16), o Kennel Clube de Rondônia, presidido por Janott Coelho, realizou a 40ª edição da Exposição Pan-Americana de Cães com pedigree, no ginásio do Sesi. A competição motivou criadores de outros estados como do Amazonas, Distrito Federal, Acre, Mato Grosso e Roraima a trazerem seus campeões para a disputa.
O grande destaque da competição foi o cão da raça Malinois, que pertence ao 54º Batalhão de Infantaria e Selva de Rondônia. Treinado como cão de guerra, o Malinois levou três premiações importantes, sendo elas a de melhor raça, melhor do grupo e melhor cão da exposição.
Como premiação para os criadores que andam com seus animais por todo o país, os campeões de cada categoria são expostos no site WWW.dogshow.com.br, que reúne os melhores do país. O retorno do investimento no tratamento dado aos cães, vem na hora de vendar os filhotes, afirmou Coelho.
As raças mais competidas foram a dos cães Pit Bull (20 inscritos), Rotweiller (15), Pug (6 inscritos) e Doberman (3 inscritos). Os animais passaram pelo crivo dos jurados Marcos Faria Lima, Maria da Glória Corte Real, Beth Lais de Moraes.
Como critério do julgamento, os jurados avaliavam o que determina a Federação Cinealógica Internacional (FCI), localizada na Bélgica. Altura, peso, cor, volume da pelagem, dentição, cor dos olhos e comportamento são os principais itens. “A beleza da raça para se chegar ao exemplar mais perfeito do exigido é levado em consideração”, explicou Janott Coelho.
Coelho ressalta que apesar do grande número de cães e raças distintas que estava no evento, inclusive aquelas que causam medo à população (exemplo do Pit Bull), nenhum incidente foi registrado.
“Se algum daqueles cães simplesmente rosnassem para os jurados, eles seriam expulsos na mesma hora da competição”, ressaltou Coelho.
O Kennel Clube de Rondônia já tem confirmada uma nova exposição em Porto Velho para o mês de novembro deste ano, porém Coelho pretende realizar uma outra ainda no mês de julho.