O governador de Rondônia, Ivo Cassol e o vice-presidente da Área de Governo do Banco do Brasil, Maguito Vilela, assinaram, nesta quinta-feira, dia 13, na residência oficial contrato no valor de R$ 85 milhões para obras estruturais. Com a assinatura deste convênio o governo poderá iniciar a construção do CPA (Centro Político Administrativo) onde hoje está a Esplanada das Secretarias, uma vez que o contrato vai desonerar os cofres públicos para a execução da obra.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Obras Civis e Serviços Públicos (Deosp), Alceu Ferreira Dias, o prazo para a execução da obra, que já começou com a demolição da Sefin e do próprio Deops, é de 18 meses.
O projeto do CPA prevê a construção de dois prédios de cinco andares, dois prédios de sete andares e o Palácio do Governo com 13 andares, onde funcionarão o Gabinete do Governador, Casa Civil, Gabinete Militar, Coordenadoria Geral, Sefin e a residência oficial do governador, com um heliporto. A área da obra abrange 49 mil metros quadrados. O estacionamento terá capacidade para receber mil veículos.
De acordo com Alceu Ferreira, o novo Centro terá capacidade para cerca de cinco mil pessoas trabalhando. “Inicialmente o Centro teria algo entre quatro mil servidores”, explicou o secretário.
Segundo o governador Ivo Cassol, a nova sede administrativa estadual vai centralizar os órgãos da administração direta, desafogar o atendimento e irá trazer maior agilidade na demanda. “Este contrato nos permite investir em obras estruturais de qualquer natureza. Nós estamos dando prioridade para essa obra do CPA, e quem ganha com isso é o nosso contribuinte, que vai ter mais rapidez e eficiência no atendimento, e os funcionários pois tudo vai estar perto”, afirmou.
O vice-presidente do Banco do Brasil, Maguito Vilela, reconheceu que Rondônia tem se destacado no cenário nacional. A tendência, segundo ele, é de que o Estado se desenvolva ainda mais, atraindo investimentos e gerando emprego e renda.
Maguito Vilela elogiou a gestão de Ivo Cassol a frente do Estado e acrescentou que o governador tem um futuro político promissor. “O governador, tenho certeza, será um grande político neste País. Vai ser senador, sem dúvida alguma, e vai melhorar a imagem do Senado. Tudo na vida é comandado pela política. Se os bons se afastam aí é que piora tudo. Por isso, eu acredito em homens determinados e o governador é um desses homens”, comentou.
Durante a solenidade, o que chamou a atenção foi a alta concentração de lideranças políticas por metro quadrado. Algo semelhante só foi visto na posse do governador Ivo Cassol no primeiro e no segundo mandato. Estiveram presentes 13 deputados estaduais e todo o primeiro escalão do governo estadual, incluindo secretários, diretores e presidentes de autarquias e empresas estaduais.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Zootecnia é um dos novos Cursos das Faculdades Fimca
*
Governo Federal desconta a terceira parcela da dívida do Beron após resolução do Senado