Entidades do movimento estudantil de Porto Velho estarão mobilizados na tarde de sexta-feira (09) no centro da capital para a realização de um ato de protesto contra a presença do presidente americano George Bush ao Brasil. A mobilização acontecerá simultaneamente com outras cidades do País pelo mesmo motivo.
*O movimento está sendo encampado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Estadual dos Estudantes (U.E.E), União Estadual Rondoniense dos Estudantes Secundaristas (UEres), além de outros parceiros como organizações e sindicatos.
*Segundo o ex-vice-presidente da UNE, Francisco Leilson “Chicão”, o movimento que acontecerá em várias regiões do País pretende mandar um recado ao presidente americano: “Fora Bush, você é persona non grata”, uma forma do movimento estudantil e entidades envolvidas mostrar toda a indignação pela política imperialista norte americana em relação aos países pobres e subdesenvolvidos.
*“Não pensem vocês que a visita do presidente americano ao País é por causa do nosso álcool; Eles antes de tudo pretende deter o avanço do discurso “Chavista” no País e evitar que a concretização do realinhamento político dos países latino americanos em relação ao Mercosul”, criticou Chicão.
*A concentração dos movimentos estudantis começa a partir das 15 horas na praça Aluízio Ferreira, em frente ao ginásio Cláudio Coutinho. A comunidade estudantil estará em peso acompanhando a mobilização, que será concentrada praça e não irá para as ruas.
*Nos muros de São Paulo, onde o presidente norte-americano vai se reunir com autoridades brasileiras, a mensagem já está grafada. É uma frase direta, composta por duas palavras "Fora Bush". Mesmo para quem não fala português, o sentido não é lá tão difícil de inferir. Tanto é que a comitiva do presidente norte-americano e seu esquema hollywoodiano de segurança pretendem evitar, principalmente, os protestos que tomarão conta da cidade.
*Comando de Caça
*O "comando de caça ao Bush", organizado pela UNE, UEE-SP (União Estadual dos Estudantes), UBES, UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e diversas outras entidades e sindicatos, reuniu-se nesta segunda-feira (5), na sede das entidades, em São Paulo, para definir as estratégias da perseguição ao homem mais poderoso do planeta.
*Será um "dia de caça" ao presidente norte-americano. Os jovens pretendem descobrir onde Bush estará, ou o trajeto de sua comitiva, para realizar protestos contra a sua estadia no país. Estão programadas intervenções criativas e bem-humoradas em diversos pontos da cidade.
*O presidente da UNE, Gustavo Petta, avalia que as manifestações servirão também para levar ao conhecimento da população todo o mal que representa a figura de Bush. Para ele, o avanço do imperialismo norte-americano em direção às nações latino-americanas impede o desenvolvimento dos países mais pobres e destrói a cultura de seus povos.
*Apesar do segredo a respeito do paradeiro de Bush no Brasil, os estudantes prometem que ião encontrá-lo. O presidente norte-americano desembarcou na noite de ontem. Durante o dia de hoje, ele irá se reunir com autoridades brasileiras para tratar, principalmente, de temas ligados à questão energética.