Nascentes de água em área de construção do “Porto Velho Shopping” são esgotos que atendem bairros próximos - Confira o vídeo
Diante da polêmica criada em razão do projeto de construção do Shopping Porto Velho, a reportagem do rondoniaovivo.com foi em busca das nascentes de água. >>>
O projeto de construção do Porto Velho Shopping, numa área de terra localizada nas confluências das avenidas Rio Madeira e Calama, gerou uma grande discussão sobre o impacto ambiental que a obra causaria em duas nascentes de água do igarapé da Penal e que estariam abrigadas no local.
*A reportagem do Rondoniaovivo.com foi ao local procurar os tais vertedouros de água. A primeira “nascente”, segundo publicado por um jornal local, cortaria o terreno, vindo da avenida Rio Madeira (na frente da Boutique Gelada).
*No referido local, o que entra no terreno é um esgoto fétido.
*A reportagem seguiu o curso do “igarapé” até o local onde moradores das imediações afirmaram que existia um poço. O local teria sido utilizado inclusive como balneário, nos idos dos anos 80. Hoje, a área está completamente degradada e exibe indícios claros de poluição. Não foi detectado nenhum olho d’água.
*A outra vertente, entra no terreno pela lateral, na avenida Pinheiro Machado. Este igarapé, tem sua nascente nas proximidades da avenida José Vieira Caula, atrás da serralheria Irmãos Gunther. O igarapé atravessa mais de oito quarteirões para chegar na área em questão. Na boca de entrada para o terreno do Shopping também já exibe sinais claros de contaminação.
*Ao lado do igarapé, na avenida Pinheiro Machado, existe um estabelecimento comercial, de propriedade de Humberto Rocha. De acordo com o morador, nos fundos de sua casa existe um poço com 15 metros de profundidade, com água imprópria para o consumo. Segundo Humberto, um laudo da Caerd interditou o poço, proibindo o consumo da água para alimentação e higiene pessoal.
*Novamente a equipe do Rondoniaovivo.com, seguiu o curso d’agua deste outro igarapé, não detectando nenhum vertedouro de água potável. Apenas foi encontrado muito lixo, garrafas plásticas tipos “pet”, pneus velhos, restos de eletrodomésticos. Caramujos africanos também permeiam o local.
*As chamadas nascentes, aludidas em recente matéria jornalística de um matutino da capital, seriam na verdade os dois pequenos igarapés que cortam o terreno e já se encontram completamente contaminados. Não existe nascente de água límpida no local.
*A inviabilidade do saneamento da área também é nítida. Os pequenos igarapés recebem todo tipo de dejeto durante sua travessia nos bairros adjacentes.
*Para sanear a área, teria que existir uma ação do município e do estado em toda a extensão dos afluentes do igarapé da penal, que recebe diariamente os dejetos dos moradores de mais de 15 bairros da capital.
*Confira o vídeo da busca das nascentes pela reportagem:
*-
*-
*VEJA TAMBÉM:
* Construção do Shopping Porto Velho é elogiada pela população - Veja vídeo com enquete
* Ministério Público ainda não tem parecer sobre a construção de Shopping Center na Rio Madeira
*
* Shopping vai gerar cerca de 2 mil empregos em Porto Velho
* Empresários visitam terreno do futuro Shopping Porto Velho