A iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fecomércio, dos empresários do centro comercial de Porto Velho e Prefeitura, em recuperar a praça Jonathas Pedrosa, já está em fase final. No final da semana, o presidente da CDL, Osvino Juraszek, esteve em companhia de arquitetos da empresa Ângelo & Osvaldo, fazendo uma fiscalização na obra e discutindo os últimos detalhes.
*A praça que passa por uma reforma completa, aguarda agora a instalações de mais postes, jardinagem e o sistema de iluminação. "Nossa dificuldade é encontrar os postes e luminárias semelhantes com as originais que são patrimônio histórico de nossa cidade", comentou Osvino Juraszek.
*Na praça já foram retirados todos os entulhos, feitos canteiros para jardinagem e o piso todo reconstruído em bloquetes. Uma das preocupações da CDL, Prefeitura e parceiros, é manter a originalidade da praça, por isso os postes em ferro fundido foram mantidos e outros quatro estão sendo adquiridos para aumentar a iluminação no lugar.
*Também devem ser instalados cerca de 40 bancos, que terão nomes das empresas que estão colaborando com a iniciativa. "Vamos embutir nos bancos, placas com o nome da empresa, instituição ou pessoa, parceira na nossa iniciativa", declara o presidente que espera entregar a praça pronta antes do final deste mês.
*O secretário Municipal de Serviços Públicos (Semusp), Jair Ramirez, garantiu que o trabalho de jardinagem na Jonathas Pedrosa, terá início ainda esta semana. Segundo Ramirez, o jardim receberá as mesmas plantas que estão sendo plantadas nos canteiros das ruas de Porto Velho.