O conselho regional de Enfermagem de Rondônia (Coren) recebeu nesta quarta-feira 14/07, a Presidente do Conselho Federal – Dra. Dulce Bais. A visita faz parte de um plano de trabalho do Cofen que tem como objetivo principal oferecer suporte administrativo e financeiro para todos os conselhos estaduais da região norte que tenham um número inferior a dez mil profissionais de enfermagem com inscrição definitiva.
*Em reunião na sede do Coren, a presidente do Cofen apresentou alguns projetos que serão implantados em âmbito nacional para beneficiar os profissionais de enfermagem. Dentre os quais, destaca-se o de aprimoramento profissional que será oferecido gratuitamente através de um programa de educação à distância (Cursos on line) aos profissionais de enfermagem que estejam devidamente em dia com suas anuidades.
*Segundo a Dra. Dulce Bais, a iniciativa do projeto de educação à distância, surgiu da necessidade do aprimoramento profissional principalmente no que diz respeito às políticas públicas para a saúde. “O profissional de enfermagem precisa conhecer melhor o sistema único de saúde – SUS”, enfatiza a doutora Dulce. O programa de educação a distância será desenvolvido em parceria com os conselhos regionais. Serão contemplados todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem filiados ao Coren. Segundo a enfermeira Sílvia Maria – Presidente do Conselho de Enfermagem em Rondônia, será providenciada uma sala de estudo na sede do Coren aos profissionais que não tenham acesso a Internet em suas residências.
Em relação à fiscalização, a presidente do Cofen destacou a implantação de um programa nacional único de informatização da fiscalização e de cadastro de profissionais de enfermagem, afim de que os conselhos regionais de pequeno porte não sejam desfavorecidos em relação aos conselhos regionais de maior porte. Com a implantação deste programa haverá uma uniformização de todos os procedimentos do sistema Cofen/Coren.
*Durante a reunião, a Dra. Dulce Bais destacou a atuação do único Conselheiro Federal em Rondônia, o enfermeiro Manoel Carlos Néri, junto ao Cofen, segundo a doutora o conselheiro tem participado de todas as reuniões nacionais e defendido com veemência o conselho de enfermagem em Rondônia.