Promotoria do Consumidor, Ceron e moradores discutem acordo sobre pagamento de contas de energia

Promotoria do Consumidor, Ceron e moradores discutem acordo sobre pagamento de contas de energia

Promotoria do Consumidor, Ceron e moradores discutem acordo sobre pagamento de contas de energia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Promotoria de Justiça Emília Oiye, da Promotoria do Consumidor, se reuniu na tarde de terça-feira (13) com representantes da Companhia das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e moradores dos bairros Costa e Silva e São Sebastião, na sede do Ministério Público de Rondônia, para discutir um acordo sobre o pagamento de contas de energia. Os moradores dos bairros onde a Ceron implantou o projeto piloto de instalação de 3.500 medidores de energia em postes, a partir de novembro de 2004, reclamam que houve um aumento considerável após essa mudança. * Na reunião, o Gerente da Unidade de Negócios da Ceron, Nicolau Cravo, se comprometeu a religar a energia dos consumidores desses bairros que foram cortadas esta semana. Além disso, deverá encaminhar a Promotoria do Consumidor e aos representantes dos moradores, no prazo de uma semana, a relação com a medida de consumo de energia dos consumidores desses bairros, no período de seis meses antes e seis meses depois da instalação dos novos medidores. A Ceron vai dar um prazo de 30 dias para que esses consumidores procurem regularizar o débito com a companhia, que pode ser parcelada em até 99 vezes. *Também será feita uma perícia nos medidores e nas casas dos consumidores que reclamam que houve aumento excessivo no valor das contas para verificar se há de fato algum problema. De acordo com o Nicolau Cravo, a Ceron vai analisar a situação de cerca de 60 consumidores que tiveram um aumento de 30% em relação ao que consumia antes da implantação dos novos medidores. *O gerente da Ceron afirmou que a companhia tem hoje a maior perda de energia no país, e por isso foram instalados esses novos medidores nos postes. Essa perda chegaria a 36% no Estado, com Porto Velho contribuindo com 47,1% dentro desse percentual. “De cada mil megawatts de energia fornecidos, a Ceron perde 471 megawatts. Esses medidores não roubam ninguém, eles apenas combatem essas perdas”, afirmou. *A reunião realizada pela Promotoria do Consumidor foi provocada pela reclamação de moradores dos bairros de São Sebastião e Costa e Silva de que a Ceron estaria descumprindo um termo de audiência em abril de 2004, que estabeleceu que só seriam efetuados cortes de energia dos consumidores dessas localidades, nas pessoas em atraso anteriores a novembro de 2004 e nos casos determinados pela justiça. *O gerente da Ceron alegou que alguns consumidores, depois desse acordo, deixaram de pagar as contas de energia e aumentaram o consumo, o que obrigou a companhia a efetuar os cortes de energia. Ele afirmou, no entanto, que os cortes estão sendo efetuados dentro do termo assinado no MP. Segundo a Promotoria Emília Oiye em nenhum momento houve orientação do MP para que as pessoas deixassem de efetuar o pagamento das contas de energia. * VEJA TAMBÉM: * Eletronorte interliga a Usina Hidrelétrica Samuel ao cone Sul de Rondônia * Consumidores criticam, denunciam “abusos” e cortes indevidos da Ceron no Estado
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS