Novo impasse entre DCE e reitoria da UNIR pode resultar em ocupação do prédio no centro da capital
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) poderá enfrentar uma nova crise institucional. Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) a reitoria interveio na escolha dos representantes discentes eleitos para assumir o Conselho Superior Acadêmico (CONSEA) e o Conselho Superior de Administração (CONSAD), o que ocasionou inquietação no meio acadêmico.
O Diretório Central dos Estudantes recebeu da reitoria um ofício solicitando a assinatura de um termo que dá posse aos estudantes, mas de acordo com o DCE, os mencionados no ofício não foram eleitos pelo conjunto dos acadêmicos como representantes discentes nos Conselhos.
O processo eleitoral para a escolha dos representantes discentes ocorreu em outubro de 2007, na ocasião, o processo eleitoral foi marcado por uma série de tumultos.
Diante do impasse com a reitoria alguns acadêmicos já cogitaram a possibilidade de uma nova manifestação e se for necessário uma nova ocupação do prédio da reitoria, a fim de ter seus direitos respeitados.
Em entrevista concedida ao site Rondoniaovivo.com o reitor da Universidade Federal de Rondônia, José Januário de Oliveira Amaral, relatou que “deu posse aos alunos eleitos, conforme Relatório que recebeu da Comissão Eleitoral, comissão esta que é formada pelos próprios alunos da Unir e designada para realizar a eleição dos representantes discentes nos Conselhos da universidade”.
O reitor ainda ressaltou que os universitários já foram empossados. “Caso exista algum questionamento, restam duas alternativas a serem tomadas pelos alunos insatisfeitos: recorrer ao plenário do Conselho Eleitoral ou a Justiça. Caso contrário os discentes eleitos continuaram a exercer seu cargo”, disse ele.
Com relação a intenção de alguns acadêmicos em querer ocupar a reitoria da universidade como forma de protesto, Januário de Oliveira disse que esses estudantes devem arcar com as conseqüências de tal ato.
A reportagem do Rondoniaovivo.com antes do fechamento desta matéria tentou entrar em contato com um dos representantes do DCE por telefone, mas não obteve êxito.
CONSELHOS DA UNIVERSIDADE
O CONSEA e o CONSAD são as instâncias de decisão superiores da UNIR. O CONSEA tem como função cuidar das questões relativas aos cursos, como a definição dos programas e a criação de novos cursos. Já o CONSAD, tem como função organizar as questões relativas à administração da Universidade, onde entra as finanças e a criação de regras para a comunidade universitária. Com a junção dos Conselhos, surge o CONSUN - Conselho Superior Universitário, instância de decisão superior da Universidade.
Estes Conselhos são formados por membros da reitoria e por membros das três categorias: estudantes, professores e funcionários, sendo que estes membros são eleitos por suas próprias categorias, não podendo a reitoria interferir nessas eleições sob hipótese alguma.