DER terá setor de informática reestruturado para melhorar celeridade em suas ações
Preocupado em dar maior dinamismo e celeridade às ações do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), o governador Ivo Cassol autorizou a reestruturação de toda área de informática do órgão. Até o final deste mês o departamento estará recebendo 67 computadores com tecnologia de última geração, afirmou o diretor-geral DER engenheiro Jacques Albagli, ressaltando que 68 nobreaks (um com autonomia para mais de quatro horas que ficará no servidor do órgão); oito impressoras a laser (cada uma com capacite para 22 mil cópias no ciclo mensal) e 8 impressora jato de tinta, além de dois servidores de grande porte com suporte para capital e interior já foram entregues. O investimento é de quase R$ 800 mil com recursos próprios do Estado.
A principal novidade para este ano no setor de informática é que as Residências Regionais como o maior volume de serviço serão colocadas em rede utilizando a tecnologia IP/MPLS, sistema considerado o mais avançado do momento. O objetivo é colocar todas as sedes do órgão em rede.
“Com a chegada do verão serão reiniciados os trabalhos em seis obras de pavimentação asfáltica, e o governador Ivo Cassol pretende assinar a ordem de serviço para o asfaltamento de mais oito rodovias. Precisaremos de muito dinamismo para fiscalizar e acompanhar todas essas obras. Hoje nossos engenheiros têm dificuldade em repassar informações sobre o andamento dos trabalhos no interior e com a informatização não teremos este problema”, comemorou Albagli, acrescentando que as Residências Regionais também receberão computadores.