O governador em exercício João Cahúlla, participou na manhã desta segunda (22), em Brasília de um encontro de governadores com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O principal tema do evento foi o lançamento, pelo governo federal, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Para Rondônia, especificamente, o PAC não trouxe novidades. Foram confirmadas as obras das hidrelétricas do rio Madeira – em Santo Antonio e Jirau – e a futura pavimentação da BR 319, que liga Porto Velho a Manaus. Sobre o gasoduto Urucu- Porto Velho, por exemplo, obra já autorizada e que há cerca de cinco anos não sai do papel, houve apenas a informação de que o assunto ainda está na fase de estudos.
*Acompanhado do chefe da representação de Rondônia em Brasília, Sandro Bergamin, Cahúlla foi ao Palácio do Planalto para ouvir outras pretensões do governo Lula, incluindo intenções de investir na infra-estrutura do país, embora sem maiores detalhamentos.
*Segundo Cahúlla, o governo se comprometeu a corrigir em 4,5 por cento a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física até 2010 e a melhorar a eficiência da arrecadação de tributos com as medidas anunciadas (criação da Super-Receita, aprovação de uma reforma tributária e integrar os fiscos federal, estadual e municipal num sistema único e informatizado). *O governador ressaltou que o PAC, de acordo com o pronunciamento do presidente Lula, definiu que o gasto com os servidores não poderá ir além da inflação, medida pelo IPCA, mais 1,5 por cento ao ano. Cahúlla assegurou que o PAC está muito interessante, por exemplo, quando cria um regime de previdência complementar para o funcionalismo público, o que estava pendente desde a aprovação da reforma da Previdência.
*O governador em exercício afirmou que considerou positivas as intenções anunciadas pelo PAC mas espera que elas não fiquem apenas no papel. “Rondônia precisa muito do governo federal para se desenvolver e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Se tivermos apoio da União, certamente vamos ir muito mais longe”, destacou.
*Depois da audiência com Lula e de uma visita à representação rondoniense na capital federal, Cahúlla retornará ao estado e nesta terça-feira (23), continuará recebendo autoridades e lideranças de todas as regiões do estado, além de cumprir agenda na capital do estado.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Cahúlla atende prefeitos e vereadores
*
Cahúlla assume, dá audiências e anuncia pagamento de janeiro para os servidores